31 de outubro de 2015

Como atualizar o Linux


Como eu sei que vocês instalaram o Linux em uma Máquina Virtual, está na hora de atualizá-lo.

Ao contrário daquele sistema operacional que nunca é atualizado, o Linux recebe atualizações frenquentes, tanto dos softwares quanto do próprio kernel, além das bibliotecas etc e tal.

Cada distribuição testa e publica em seus repositórios oficiais, mas como o Linux é uma putaria liberdade pura, se você quiser basta pegar o fonte, compilá-lo e instalá-lo. Mas como ninguém é masoquista, quer praticidade sem aquela terminal cheio de caracteres e "ERROR", vamos  pelos repositórios oficiais mesmo.

Há várias formas de atualizar. Atualizar a porra toda, apenas os softwares, apenas aplicar os patchs e por aí vai. Se você usa uma distro rolling release é mais fácil ainda, pois o sistema todo atualizado. Se for uma versioned release (Ubuntu 10, Ubuntu 11 etc), o foco das atualizações é mais para correção sem grandes mudanças.

Como eu havia recomendado uma rolling release (openSUSE Tumbleweed, Arch Linux etc), vamos usar como exemplo. Antes de começar, prepare um café ou chá porque pode demorar um pouco. Nada de refrigerante!

No Arch Linux:

# pacman -Syu

Já no openSUSE Tumbleweed:

# zypper up


Ps: Eu não segui meu próprio conselho e resolvi atualizar dentro do KDE mesmo, porque é máquina virtual, então que se f*da!

Pronto. Só aguardar e voilá:


No caso do Tumblweed, tem uma peculiaridade que é o que "zypper dup" (distro update). O "up" atualiza tudo conforme seu repositório enquanto o "dup" atualiza conforme a "distro", ou seja, se você tiver um software mais atual e o "padrão da distro" for uma versão mais antiga, ele será deinstalado e será instalado a versão antiga. Por exemplo, eu dei um "up" e depois um "dup":


Podem ver que, mesmo após ter atualizado usando o "up", agora com o "dup" irá atualizar mais coisas e fazer downgrade de algumas bibliotecas.

No caso do Tumbleweed que é rolling release, é mais recomendável ficar só no "up" mesmo. O "dup" é mais usado para atualizar por versões mesmo, como por exemplo 13.1 para 13.2 ou, futuramente, o Leap 42.1 para 42.2, assim por diante.

Muita gente acha que é extremamente complexo, precisa compilar, que não sei o que e blablabla. Mas é bem simples, principalmente nesse tipo de release. Já nas por versões, para atualizar é um pouco mais chato, pois geralmente se usa alguma ferramenta, é recomendado fazer backups (alias, em qualquer tipo de atualização é recomendado).

Como a maioria usa Windows no PC e Android no celular, a palavra "atualização" não traz boas lembranças. Mas no mundo Linux é suave.

Conclusão: use linux rolling release e seja feliz. Arch Linux (simples e minimalista) e openSUSE Tumbleweed (fácil e prático) são os melhores, na minha opinião