29 de janeiro de 2016

Microsoft é a nova IBM



Lembram da IBM quando fazia os melhores computadores e notebooks? Vendeu a porra toda para os chineses (Lenovo) e focou em serviços empresariais.  Google comprou a Motorola (principalmente pelas patentes) mas não parava de sangrar, o jeito foi vender também para os chineses (de novo a Lenovo) e focar serviços de propaganda. Apple sempre foi macetosa e terceirizava a produção para os chineses, ou seja, quando não era conveniente produzir, manda os chineses para casa e que se fodam.

Demorou mas a Microsoft percebeu que hoje só dá para fazer dinheiro em três coisas: Empresa, entretenimento e propaganda. Propaganda o Google e Facebook dominam. Entretenimento é com a Apple (via iOS). Então sobra o mercado corporativo.

Não adianta competir com os chineses em hardware onde a mão de obra barata faz toda a diferença. Se os chineses não querem vender smartphones com Windows 10 Mobile nem Deus faz o marketshare subir. Todas as fabricantes de hardware ou foram para a China ou faliu. 

O fato do Windows dominar os PCs e o Windows 10 ultrapassar os 200 milhões em poucos meses não vai fazer alavancar o W10M. E o fato de ter demorado para lançar um flagship e não ter lançado celulares intermediários era óbvio que não ia vender. Não dá para vender o que não é produzido.

Os consumidores comuns não entende nada, vai lá loja e comprar o celular que tiver. A maioria não se preocupa com atualizações, apenas quer saber se tem WhatsApp. Os que entendem compra o melhor custo x benefício seja qual sistema for. Os que querem ostentar compram iPhone. 

O Blackberry OS 10 morreu porque ninguém comprava. A falta de apps contribuiu, mas tinha a Amazon Appstore, vários apps portados. Então por que morreu? Porque você não via nas lojas. Quem frequenta(va) o Crackberry sabe disso, só era vendido basicamente no Canadá, EUA, alguns cantos da Europa, um pouco na Índia e alguns países ali perto. E só.

Aqui no Brasil grandes empresas usavam Blackberry e era fácil encontrar nas lojas. Lembro começou a sumir mesmo antes dos Androids dominarem. Então é óbvio que não vai vender algo que não está nas lojas. Comprei meu iPad há quase 4 anos pela Internet e foi a coisa mais fácil do mundo. Para achar um Blackberry só garimpando ou pedindo para alguém trazer de fora.

Os indianos são conhecidos pela terceirização de serviços e os chineses pela produção. Então nunca que a Microsoft, ou Blackberry e Google (quando tinha a Motorola) vão conseguir bater de frente com os chineses, então não duvido nada que o Nutella Nadella esteja transformando a Microsoft em uma nova IBM, focando em serviços e no mercado corporativo, ainda mais com o iminente Surface Phone, tentando pegar carona nos bem avaliados Surface Pro e Surface Book.

Por isso que eu sempre falo para usarem tudo. Aprendam a usar linux nem que seja em máquina virtual, não centralizem todos seus serviços em uma única empresa e busquem conhecimento. Não sejam fanboys igual a maioria nesses blogs lixo.

Não sejam bitolados, expandam a mente.


O importante é usar o que você precisa. Jobs foi um gênio em inventar necessidades. Se algo não atender mais, apenas troque, sem choro!