6 de fevereiro de 2016

Twitter é o novo Facebook (ou quer ser)



Antigamente, bem antigamente, a timeline do Facebook era uma timeline, ou seja, uma linha do tempo. O que é uma linha do tempo? A p*rra da linha do tempo é o tempo linear, cronológico, um atrás do outro (iLeeFeelings) nos acontecimentos. Se eu posto algo às 11h00 e alguém posta algo as 11h01, quem postou por último aparece por último, simples assim.

Mas o Facebook mudou isso, usa um algoritmo para mostrar os posts que ele diz que são mais importantes para você. Isso irritou muita gente e era um das qualidades do Twitter. Muita gente não quer saber o que aconteceu ontem ou 2 horas atrás, quer saber o que está acontecendo agora! Por isso que é usado principalmente para comentar jogos, eventos etc, coisas ao vivo. Sempre que acontece alguma desgraça, atentado, desastre etc, todo mundo corre para o Twitter.

Mas isso está prestes a mudar.


Alguns rumores quentíssimos estão dizendo que o Twitter também quer adotar um algoritmo para alterar a ordem de exibição na sua timeline, ou seja, timeline ficará na lembrança. E a galera xingou muito no Twitter:


O Trending Topics hoje de manhã está bombando de gente reclamando dessa merda.

O Twitter já usa um esquema de promover os tweets para aprecer na sua timeline fora da ordem cronológica, como publicidade:


Então é só pagar e voilá:


Então o Twitter já tem uma forma de monetização.

A desculpa para o algoritmo é para melhorar a Experiência™, mostrando o que é mais relevante para você. Porra, se eu to seguindo um infeliz é porque acredito que o que ele tuita é relevante. Não precisa de alguém ou algo dizendo o que é ou não é relevante.

É por isso que eu sou contra essas bostas de "sugerir de acordo com seus gostos". Por exemplo, se eu fui 500 vezes em restaurantes japoneses, 100 vezes em restaurantes mexicanos, 200 vezes em restaurantes indianos, essas bostas de algoritmo vão me "sugerir" o que? Obviamente restaurante japones, talvez mexicano. Mas essa bosta de algoritmo não é capaz de entender que, se eu almoço em vários tipos de restaurantes, é porque eu gosto de experimentar cozinhas novas. Então eu gostaria de receber sugestões de cozinhas que eu ainda não fui, como comida tailandesa, peruana etc. Não ficar me sugerindo algo que eu to cansado de ir.

Então fica aí registrado meu ódio mortal aos algoritmos para decidir o que é melhor para você.