9 de março de 2016

A treta da Apple VS FBI ficou mais intrigante ainda



Todo mundo sabe da treta da Apple VS FBI e, cada dia que passa, fica mais intrigante. Mas agora com as declarações ontem do Eduardo Neves Edward Snowden acaba de ficar mais intrigante ainda!


Há muitas teorias de conspiração, dizendo que o Snowden é um funcionário dos EUA fingindo tudo isso e outras coisas. Coisas obscuras aconteceram após a merda toda ser jogada no ventilador, como o fechamento do serviço de email com criptografia LavaBit, software de criptografia TrueCrypt, que sumiu e recomenda usar o BitLocker da Microsoft, possível comprometimento com uma versão do Tails OS e outras coisas mais.

Enfim, nessas tretas da Apple, o FBI alega que apenas a Maça-do-Amor tem condições de burlar a segurança dos Maçãphones. Inclusive alegaram que tentaram resetar a senha e a Apple retrucou que eles cagaram no paul e isso gerou a impossibilidade de tentar fazer um backup automático pela rede WiFi do suspeito (provavelmente o icloud estaria configurado naquela rede) e então, com os arquivos nos servidores da Apple, ela poderia ter acesso.

Mas não foi o que o Edward Snowden disse ontem na conferência "Common Cause’s Blueprint for Democracy" feita a distância, ele está em Moscou.

Aos 30:30:



Segundo o ex-estagiário Snowden (segundo a CIA, ele era apenas um estagiário), a afirmação do FBI em que só a Apple poderia acessar as informações é uma "grande merda".

Todos nós sabemos que, na última década, a NSA e CIA trabalharam para invadir produtos e serviços da Apple. Alias, nem precisa ir muito longe, O próprio vazamento sobre o programa PRISM, de anos atrás, mostra que, além disso, trabalhava junto com a Apple e outras empresas, como Microsoft, Yahoo, Google etc.


As técnicas usadas pela NSA/CIA com certeza são difíceis e caras, como desmontrar o iPhone, remover os componentes (como a memória) e acessá-las sem causar nenhum dano e perder todo o conteúdo.

Com certeza todo esse show midiático (chupa reaças) é para tentar facilitar a parada. Muito mais fácil e prático ter um backdoorzinho ali a sua disposição.

Outra coisa intrigante é a ausência da NSA nessa treta toda. Alias, também e estranho a ausência das OEMs. Não adianta nada a Microsoft e Google serem oportunistas nesse momento, dizendo que é a favor da privacidade, segurança, criptografia, aborto e legalização das drogas se a OEMs, como a Samsung, Motorola, HTC,  também não colaborarem. 

Sei que muitas não são estadunidenses e não tem a ver com essa treta toda, mas é uma oportunidade delas participarem, já que atuam não só nos EUA como no mundo inteiro.