29 de março de 2016

FreeBSD 10.3 é lançado


Ninguém usa o Linux e muito menos o FreeBSD, mas como esse blog publica o que ninguém publica e o que ninguém usa, então vou anunciar em primeira mão (antes mesmo do FreeBSD.org), o lançamento da versão 10.3 do capetinha.

Atualizado: o OpenBSD também!


Eu não manjo muito de Linux muito menos de FreeBSD, mas tenho ele aqui em uma máquina virtual para brincar e conhecer um pouco, estou rodando o a versão 10.2 com o MATE 1.10. Quando eu li no Reddit que saiu a versão 10.3, resolvi ver como faz para atualizar a parada.

Ao contrário daquelas duas grandes empresas de merda, a atualização de uma versão para outra do FreeBSD parece ser simples, pelo que eu li no Handbook, se não tiver nenhuma particularidade, basta um comando simples:

$ freebsd-update -r 10.3-RELEASE upgrade

Sendo o "-r" por se tratar de um release, o "10.3-RELEASE" é a versão e o "upgrade" é para fazer o a atualização do sistema com versão que foi definida.

Como eu sou corajoso, vou fazer isso no ambiente de desktop, o certo seria fazer em um terminal para evitar do X quebrar.


Então ele vai começar a baixar os pacotes. Dependendo da sua conexão de bosta, pode demorar.


Após o download, vai aparecer uma lista com tudo que foi baixado. Então basta executar o comando:

$ sudo freebsd-update install

e começar a instalar a parada:


Aí é só você rezar para o Deus DAEMON te ajudar:


Em seguida vai aparecer uma mensagem "Kernel updates have been installed. Please reboot and run freebsd-update install again to finish installing updates."

Aí você reinicia e executa o comando e pronto, Simples assim.

$ sudo freebsd-update install

E voilá:


Apesar de ninguém usar essa bosta (nem eu), serve para mostrar que até o FreeBSD é fácil de atualizar, ao contrário de certos sistemas que ou não atualizam ou atualizam sem você querer.

Só por curiosidade, o FreeBSD 10.3 rodando MATE 1.10 ocupa menos de 300MB apósiniciado, o que equivale a uma aba e meia do Chrome.


Claro, não abri o Firefox, VLC ou o LibreOffice (basicamente os mesmos softwares que uso no Linux).

Atualizando...

Aproveitando a notícia, outro *BSD foi atualizado:



O OpenBSD também foi atualizado, versão 5.9. Mas como eu nunca usei e nem faço ideia de como usar, só vai ficar o registro aí.