29 de março de 2016

Smartwatch de c* é rola


O que está na moda é o VR, que é o novo smartwatch. Mas vamos voltar a falar desses relógios maravilhoso. Será que realmente são tão mágicos assim?

Não vou falar das smartbands, como da Microsoft, Xiaomi etc porque algumas tem alguma utilidade e outras não servem para bosta nenhuma, vamos focar no que está na modinha.

O que seria um smartwatch? Um relógio inteligente ou um relógio cheio de viadagens inúteis? Sim, a segunda opção. Vou tentar ser direto e explicar porque o seu relógio comum faz quase as mesmas coisas e, às vezes, com alguma vantagem.

A principal desvantagem do SW é a péssima autonomia da bateria e a alta dependência de um celular. Se a bateria do celular acabar, você esquecê-lo etc., um SW vai perder muita utilidade.

Eu prefiro um relógio barato, analógico e digital. Infelizmente o meu não tem aquela luzinha "Indiglo", apenas aquela bosta que brilha no escuro por alguns minutos. Eu até vi um assim da Timex, mas o modelo não é vendido no Brasil. Se alguém souber onde tem ou quiser me vender por 200 impeachments, eu aceito.

Na verdade o meu sonho mesmo é o Omega Speedmaster Skywalker X-33. Mas depois que eu vi o preço voltei para a minha realidade de merda. Esse é o relógio perfeito: Útil, resistente e sem viadagens:


Quem sabe quando O Expresso virar um concorrente do Washington Post, New York Times, The Independent, The Guardian, Gizmodo Brasil e eu ficar rico.

Já que não sou, uso um velho Technos mesmo, nem sei qual é a bosta desse modelo. Eu me recuso a usar aqueles relógios cheio de viadagens e enorme, estilo Faustão.

Mas vamos lá, vamos falar do relógio do homem hétero.

Horas


Sim, a principal função do relógio é informar as horas. Seu relógio comum vai te informar as mesmas horas que um smartwatch. A vantagem? Vai informar as horas mesmo depois de horas, olha que mágico. Já que a bateria de um SW é curta, se você for viajar, dormir fora, ficar bêbado e dormir na sarjeta, for sequestrado etc, vai conseguir ver as horas depois de 1 ou 2 dias.

Alguns não dão importância para as horas porque está sempre com o celular carregado ou um relógio comum, ou ambos, está no PC etc, então não ficam sem ver as horas. Para quem trabalha fora do PC, quem viaja etc, não ter um relógio é desesperador. 

Se você não se importa em ficar sem as horas provavelmente é adolescente ou vagabundo. #prontofalei.

Data


Outra coisa importante é a data. Sim, saber que dia (do mês e da semana) é importante. Às vezes você precisa tomar uma decisão rápida e esqueceu que ia é hoje. Ainda mais se você mora em lugares onde há rodízio para carros etc. Seu celular e seu SW podem informar, isso se a bateria não acabar.

Alarme


Quase ninguém mais usa aquele velho e bom alarme de mesa, usa no celular. Quem nunca esqueceu de colocar o infeliz para carregar? Ou então plugou no aparelho mas esqueceu que o carregador não estava na tomada? E então o celular morreu e não despertou.

Para acordar eu basicamente uso o celular também, como a maioria. Mas quando estou viajando, fora de casa etc eu uso o alarme do relógio. Como eu tenho um sono leve, ele me desperta. 

Outra coisa que uso o alarme o relógio é para compromissos. Às vezes estou na cozinha e o celular está no quarto e não escuto o alarme. Às vezes esqueço o celular (ou de carregar o SW) em casa posso deixar de tomar algum remédio importante, alguma atividade importante etc enquanto eu não percebo que estou sem o celular

Para viajar então, alarma de relógio é a coisa mais importante, seja para embarque, seja para algum evento etc.

Cronômetro


Outra grande função que ninguém usa mas que serve para muitas coisas:

Cozinhar


Quando é algo que leva horas eu prefiro usar o alarme. Mas quando é algo curto, 10 a 30 minutos, eu prefiro usar o cronômetro. Por quê? Porque eu não manjo de cozinhar, então eu coloco no forno e nunca sei quanto tempo realmente leva, então se a média é 10 minutos, eu vou checando aos poucos. Se deu 10 minutos e ainda não está bom, vou olhando aos poucos e vejo quanto tempo levou 13.. 14 minutos. Então da próxima vez eu sei que vai levar uns 13 minutos. Ao contrário de 1 hora que alguns minutos a mais ou a menos não vai fazer diferença.

Correr


GPS de c* é rola. Eu corro e uso e é uma bosta. Não é preciso, se for correr em parques com muitas árvores e tempo nublado sabe que é horrível. Mesmo que tenha GPS (EUA) + GLONASS (URSS russo) + BEIDU (BAIDU chinês) + GALILEO (europeu) tudo no mesmo device, essa bosta sempre vai perder sinal, não importa se é Android, iOS ou WP.

Atletas de alto nível e performance (como você, como SuaMãe™), corre mesmo corre em pista marcada e usa o cronômetro para comparar com os dados do GNSS depois. Ninguém confia cegamente nessa bosta, só você.

Às vezes você acha que correu X km mas na verdade correu menos, já reparou que nos mapas que sempre é uma "minhoquinha" o trajeto? Ou seja, muitas vezes marca a mais. Se for um lugar cheio de curvas, pode marcar menos.  

Em qualquer parquezinho de bosta alguém já marcou a distância, então use para correr usando o cronômetro. Se é pra fazer algo, que faça direito. Não seja mais desses tontos que coloca o smartphone na armband no bracinho fininho e corre ouvindo música achando que está num filme e um SW que não vai servir pra nada*.

Mimimi mas aplicativos mostram mais informações, tipo melhor volta etc.

Seu relógio também. Muitos tem o botãozinho de LAP / VOLTAS, use-o. Se você levou 5 minutos para correr 1 km, se você levar 6 minutos para correr outro 1 km magicamente significa que foi mais devagar. E também que, na primeira volta, sua velocidade média foi de 5 km/h (só fazer regrinha de 3). Mas o usual é minutos por KM mesmo.

Medir os batimentos cardíacos


Por mais que pareça um recurso bacaninha, não é preciso. Alias, até uma smartband, que é focado em exercício da Microsoft foi acusada de medir batimentos cardíacos em um peito 100% frango. Então o seu SW xingling ou mágico da Apple provavelmente também não terá a mesma precisão. Já viu algum hospital usando essas bostas? Então.

A melhor forma ainda continua sendo checar sua pulsação e cronometrar. Ou você usa vá pela pulsação radial (parte de "dentro" do punho) ou da artéria carótida (pescoço). Não precisa contar até 60, basta contar até 15 e multiplicar por 4, se estiver correndo é mais prático assim.

Outras coisas


Eu gosto de usar para medir coisas aleatórias, tipo quando estou dirigindo (é um costume, já que essas tecnologias não tinham na Belina), quando vou caminhar, pedalar... estou pensando em usar até para medir o tempo que levo para tomar banho, mas sempre esqueço.

Você pode fazer isso com um SW? Claro, se a bateria não acabar, se a bateria não estiver quase acabando e você ficar com medinho de usar e acabar, se o suor não estragar, se não entrar água, se alguém não te roubar etc.

O que não faz?


Um relógio comum não avisa que você recebeu uma mensagem no celular que está no seu bolso. E você não pode responder uma mensagem com um emoticon. Ou que alguém te cutucou no Facebook, deu joínha na sua foto do Instagram. Ou seja, puta bagulho inútil de merda. Às pessoas estão ficando escravas da tecnologia.

Ah, sim, você pode customizar e deixar a foto do Mickey:


Se algum amigo meu usar isso eu juro que espanco. E se for petista, eu espanco até a morte.

Conclusão


Smartwatch é bom quando você tem bateria, está com um celular conectado e não faz bosta nenhuma. Porque se fizer, vai estragar. Quando vou pedalar eu só não enfio o celular no c* porque sou hétero, mas eu deixo muito bem guardado para, se eu cair, não quebrar etc. 

Tá certo que temos alguns alpinistas sociais e 2 mil reais não é nada, então se quebrar, entrar água ou sei lá não vai fazer diferença. Mas o problema da bateria e imprecisão ainda continuarão.

Eu ainda prefiro o bom e velho relógio, sei que não vai me deixar na mão quando eu realmente precisar ser notificado de alguma coisa realmente importante. Ou para SuaMãe™ não deixar o peru queimar no forno.

Compartilhe sua experiência com relógio e /ou smartwatch.


Atualizado: porra, esqueci do título, to bebendo desde domingo