4 de abril de 2016

Google Now manda condolências de falecimento


Não é novidade que o Google analisa seus email para mineração de dados e vender suas informações e enviar spams. Mas algo muito bizarro aparentemente aconteceu.

O usuário petralha barney13 postou uma mensagem no Reddit publicando um video bizarro: ao pesquisar suas fotos de sua viagem a uma cidade francesa, usando o Google Now, recebeu uma mensagem de condolências pela morte de seu pai, que aconteceu 6 anos atrás.

O assistente virtual do ex-dont'_be_evil havia lido um extenso e-mail sobre a morte do pai dele e copiou um trecho para enviar os pêsames.

Se já é estranho receber uma mensagem positiva daquele teu amigo hipócrita e falso, imagine receber condolências de um robô.

Complicado uma empresa ter esse grau de intimidade. Imagine se o cara não tivesse superado a morte, algum trauma ou sei lá. Pode ser que sim, pode ser que não... na dúvida, fique quieto.

"Mimimi vire homem, raposão"

Não, não é viadagem. Não é novidade que até mesmo o Suckerberg realizou experimentos sociais para filtrar os posts na timeline para tentar alterar as emoções das pessoas. Por exemplo, passou a exibir posts negativos e percebeu que o usuários passou a também postar mais coisas negativas. E vice-versa.

Claro, um simples "meus pêsames" pode não influenciar muita coisa. Mas imagine em épocas de eleições, plebiscitos  etc. Ou até mesmo num lançamento de produto.

Colocar um robô para filtrar e manipular o que você vê de forma tão íntima, é realmente assustador. É diferente dos canais de notícias, filmes etc que você sabe que é tendencioso e parcial.

Assista o vídeo: