13 de abril de 2016

Teste rápido: Vivaldi VS Firefox


Vários sites falaram do lançamento do navegador Vivaldi 1.0, os recursos etc e tal. Realmente é um bom navegador que usa a engine Blink. Ou seja, é um Chrome só que bom.

Eu usava a versão beta e até tinha esquecido dele. Quando fui atualizar o Linux eu vi que o seu pacote ( ͡° ͜ʖ ͡°) seria atualizado e lembrei. Aí resolve testar novamente e parece ótimo.

Enfim, vocês já sabem: baseado no motor Blink, roda extensões do Chrome, ao contrário do Firefox ele cria um processo para cada aba, plugin etc, aumentando o consumo de RAM porém liberam o processador e, caso alguma página dê pau, é só matar o respectivo processo.

O Vilvadi está rodando bem, uso o WhatsApp Web de buenas, Office online do Outlook.com etc.

Resolvi fazer um teste rápido: abri os dois browsers, apenas com o plugin uBlock Original e acessando 6 páginas de merda.

Resultado: O consumo do Firefox foi de 470 MB  e o Vivaldi foi de 670 MB (somando todos os processos), ou seja, o Vivaldi está consumindo 40% a mais que o Firefox.



Até que estou gostando do Vivaldi. Mas não é o meu principal pois não tem para Windows Phone/Mobile e iOS, então não vou ter as coisas sincronizadas. Aposto que essa função terá, Em Breve!