16 de maio de 2016

Mr Robot - Segunda temporada


Saiu o trailer da nova temporada do Mr. Robot e isso é ótimo!


Segue o video:


Contém spoiler

No trailer dá para ver o Obama falando sobre o ataque na E Corp e o sumiço do Tyrell, o Elliot continua tendo alucinações, a mulher do Tyrell apanhando (ela curte um BDSM), a Angela (amiguinha do Elliot que todos querem que sejam um casalzinho) dando uns pegas no Phillip Price (CEO da E Corp). E também o que aconteceu com o Elliot nos 3 dias últimos dias da porra toda aconteceu, já que ele ficou sumido.

Parece que o foco será em um mundo financeiramente anárquico. Com o final da primeira temporada mostrando que eles conseguiram o que queriam, eu até fiquei na dúvida sobre não ter mais assunto a ser mostrado.

O seriado teve um dos melhores pilotos dos últimos tempos, muitos consideram um dos melhores seriados sobre o tema, inclusive usando muita coisa atual que realmente existe e aconteceu, como o caso do vazamento do site de traíção Ashley Madison, que foi usado no núcleo da treta da psicologa  do Elliot que mantinha um relacionamento com um cara casado.

Outra coisa bacana, e que imita o seriado Dexter, é que ele usa esteganografia para esconder o conteúdo hackeado das pessoas em mídias de CD de áudio:


E esse tipo de software realmente existe. No caso, ele usa o DeepSound para Windows. Interessante é que ele usa Linux, então ele abre uma máquina virtual e mostra ele montando a pasta para acessar e assim transferir os dados para o Windows.

Quando o loirinho do Tyrell Wellick precisa obter informações sigilosas de quem é seu adversário para ser o CTO da E Corp, ele vai atrás de um dos secretários que é gay, o Anwar, e o seduz, leva para casa, come e quando vai tomar banho coloca um spyware no Samsung do coitado. O spyware realmente existe, se chama FramaRoot.


Os personagens usam gírias de interwebs, programas reais e até mostra usando o KALI Linux, uma distribuição baseada no Debian com vários softwares focados em segurança, hacking, cracking etc.


O local de segurança que fica dentro de uma montanha onde é armazenado o backup das transações financeiras etc. da E Corp, no seriado é a Steel Mountain, realmente existe, na realidade é o Iron Mountain Inc. (vai ver mudaram o nome por questões de marca e tal).


Outro aspecto interessante é a abordagem da engenharia social. Além da cena do Tyrell comendo o Anwar apenas para instalar um malware no celular dele, há outras também, algumas forçadas quando o Elliot tenta entrar na Steel Mountain sem agendamento e fala para o segurança pesquisar seu nome falso na internet, então encontra uma página manipulada na Wikipédia dizendo que ele é o novo "Mark Zuckerberg".


Eu até acho que a engenharia social tem mais destaque que os próprios softwares em si. Inclusive quando são usados programas, algumas vezes falham, quando o Elliot tenta um brute-force para tentar descobrir a senha do namorado da sua psicóloga ou quando tenta colocar um malware feito nas coxas em pendrivers jogados no estacionamento da polícia pela Darlene. E o Elliot até a xinga de script-kiddie.

Claro, não é um documentário e sim um seriado, então há muitas coisas fantasiosas, forças etc e tal. Mas no geral é um bom seriado que tenta ser o mais realista possível. Recomendo!





BÔNUS (esposa Tyrell)