28 de maio de 2016

Seu Windows não é genuíno? Alguns da NASA também


Estava eu de boa olhando as fotos na conta Flickr da NASA e me deparei com uma com vários monitores e tal. Por curiosidade, resolvi ampliar para ver qual sistema operacional e me dei conta que alguns monitores exibiam o Windows 7. Mas, assim como o BEAM (Módulo de Atividade Expansível da Bigelow), algo deu errado.

Ah, sim, hoje (agora pouco) a NASA tentou novamente inflar seu módulo ( ͡° ͜ʖ ͡°). Tentou e, assim como você na vida real, falhou miseravelmente. Eu estava assistindo ao vivo e gravei, fiz um timelapse e criei um gif animado. Veja como foi a evolução:


Sim, não teve evolução. Bem, mas não estamos aqui para falar dos fracassos, aqui é um blog de tecnologia que nós, pobres mortais, usamos.

Voltando ao assunto, a NASA usa Linux (Debian e Red Hat), Windows e outros sistemas. Ela usa vários pois cada um tem sua utilidade. Menos o Chrome OS, pois todos sabem que não presta.

Rodando Debian Linux (Ubuntu Edition)

Rodando Red Hat Linux

E agora, o maravilhoso, poderoso Windows 7 MASTER RACE!

Se você não tem um monitor bom, clique para ampliar

E olhando bem ali nos cantinhos:


Sim, queridos, os dois Windows ali são piratas! Se até a NASA usa, então fique tranquilo.

Conforme  a legenda da foto, esse sistema é usado no exame de qualificação realizado no GCTC (Gagarian Cosmonaut Training Center) do astronauta imperialista Jeff Williams e dos cosmonautas Oleg Skripochka e Alexei Ovchinin, que são obviamente são russos, porque só os russos usam a palavra "cosmonauta" para quem vai ao espaço. Já os chineses usam o termo taikonauta. No Brasil, adotamos o termo "turistonauta".

Então não há riscos de no meio de um procedimento de decolagem, aproximação ou coisa do tipo aparecendo uma janelinha atrapalhando tudo.

Mas por que a NASA usa Windows pirata? Não sabemos. 

 #chupanasa, o meu é original.