14 de junho de 2016

Apple é a nova Microsoft e o que o Google deveria ser


Ontem assisti a keynote da WWDC 2016 e tive a sensação dela ser a Microsoft quando ela estava na fase de apenas atualizar seus produtos, sem inventar nada revolucionário. Mas, de alguma forma, ao contrária. E isso é bom!


Developers!!!


Eu senti que o maior foco, inclusive na própria propaganda, é nos desenvolvedores. Sim, o nome é "World Wide Developers Conference", mas nunca vi a Apple se abrir tanto para eles.

Apple está fazendo de tudo para atraí-los, abriu vários de seus aplicativos com aqueles algumacoisaKIT e tentando atrair até a criançada com o Swift Playgrounds. Ela está fazendo do jeito certo, atraindo através de ferramentas e não aos gritos como o Steve Ballmer:


Outra coisa, ela está focando nos seus sistemas operacionais. Sim. A Microsoft sempre focava no seu literalmente único sistema operacional: o Windows. Já que o Windows Phone ela apenas empurrava com a barriga.

Ao contrário da Microsoft que quer usar um único sistema em tudo (o que vai falhar miseralvemente por motivos óbvios), a Apple está focando em quatro sistemas: o macOS, o iOS, o watchOS e o tvOS. Ela até resolveu voltar a usar o nome macOS, muita gente acha que é um nome novo, mas ela usava até o mac OS 9 e parou de usar o "mac" no OS X (pronuncia OS "dez"):


Alias, isso é algo que a Microsoft deveria adotar: simplificação do nome de seus produtos. Todo ano ela muda o nome ou cria outro para substituir. Pelo menos a linha Surface está adotando, mas é questão de tempo lançarem um Surface Phone, Surface TV, Surface Mouse, Surface Pendrive...

A empresa do indiano acredita em três telas: A do desktop/laptop (PC), a da "sala" (TV/Xbox) e a do mobile (tablet/smartphone) e tenta fazer um único sistema para rodar em tudo sendo a divisão o tamanho da tela, por isso que o UWP tem como um dos focos principais o redimensionamento, para se adaptar em qualquer tela.

Já a empresa do seu Cook, acredita que não, precisa desses 4 sistemas operacionais e cada com com seu kit de desenvolvimento e a única integração é entre os aplicativos.

Quem vai vencer a guerra de atrair os desenvolvedores? A ideia de unificação da Microsoft ou a da Apple em focar em áreas distintas? Não sabemos.

E o Google, o que faz? Nada, simplesmente larga os kit de desenvolvimento e ilude a comunidade FLOSS.

Atualização dos devices


A maior vantagem do Windows é poder instalar em quase qualquer computador, já que os requisitos mínimos são bem mínimos mesmo. Se vai ficar lerdo ou não, aí é relativo, cada um sabe o que é lerdo ou rápido. E a atualização fica nas mãos dos usuários que tem que se virar para achar os drivers depois e resolver as tretas.

Já nos dispositivos tem todo o carinho pela Apple. Exceto pelos bugs, é quase certo que irá funciona. Mas isso tem um preço: ela atualiza só o que ela quer.

No caso dos iPhones e iPads, é até louvável, até alguns aparelhos de 2012 irão atualizar. A treta é nos Macs e Macbooks que serão atualizados alguns a partir de 2009. Bem, se for pensar, quase 7 anos... geralmente usuário de mac/macbook é modinha, então dificilmente terá aparelhos velhos.

Mas pelo menos ainda tem a atenção da empresa que criou o sistema operacional, não fica largado nas mãos da OEMs, coisa que acontece com computadores com Windows e celulares com Android.

Sim, a Microsoft tem os Surfaces e o Xbox e tinha os Lumias. Mas é igual ao Nexus do Google, é uma parcela ínfima considerando o contexto, então é fácil mantê-los atualizados. Os 99% dos devices ficam aí, na boa vontade da OEMs ou da comunidade.

Bloatwares no sistema


Bem, não sei em relação ao macOS, tvOS e watchOS, mas parece que no iOS 10 vai poder desinstalar vários apps que vem pro padrão. 

No Windows você pode desinstalar tudo, até SuaMãe™. Ou melhor, podia. Com esse Windows 10 tem alguns apps que você só consegue remover se for forçando via PowerShell da vida. No Windows Phone 8 tinha menos bloatwares que no Windows 10 Mobile.

No Android então. Se você acha que a linha Moto da Motorola tem poucos bloatwares é porque nunca usou o primeiro Motorola com Android, o Milestone / Droid. Então não me venham com esse papo que "mimimi é a OEM que caga em tudo". Só vinha com o básico, que era o que importava para o celular funciona, como um app de email, browser, galeria de fotos, tocador de música etc.

Todo mundo reclama dos bloatwares e as empresas fazem justamente o contrário, o que as pessoas odeiam, e enchem mais e mais. Bons tempos que bloatware no Windows era o Internet Explorer e quando o Android era mais independente e não uma plataforma para publicidade.

E agora?


E agora é que estamos cada vez mais f*didos. Microsoft migrando para o mercado corporativo e o Google só quer saber de ganhar comissão com as coisas que você compra dos outros.

Se você quiser uma boa experiência com um bom hardware e integrado ao software atualizado, vai ter que morder a maçã.

Mas realmente é necessário?


Já dizia o Jobs: "As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas". Sim, o mestre e o revolucionário.

Sempre que eu vejo as keynotes da Apple, Microsoft e Google (sim, até mesmo do Google) eu penso: "c*ralho, como eu vivi sem isso? Parece muito útil!". Mas depois que acaba eu penso "não vou usar essa merda mesmo".

É por isso que eu prefiro meu velho e bom notebook, quando faltar espaço eu troco o HD. Quando faltar RAM eu coloco mais. Se a bateria estragar eu compro outra e eu mesmo troco. Se o Windows ficar pesado ou ficar um lixo eu fico só no Linux.

Pena que na área mobile é diferente. Se for para comprar um celular topo de linha é melhor um iPhone. Se for para comprar um mais barato é melhor pegar algum que tenha suporte ao CyanogenMOD e ser feliz. Blackberry já era, SailfishOS / TizenOS / qualquercoisaOS nunca vingarão.

Viramos escravos dessas empresas!