6 de junho de 2016

Hacker alega ter invadido o VK.com


As coisas não andam fáceis para as redes sociais. Após a Treta™ com o LinkedIn, que hackers usaram a senha vazada para acessar outras contas do Suckerberg™, agora foi a vez da versão russa do Facebook, o VK.

VK é uma rede social muito usada na rússia, o ex-fundador é o Pavel Durov, o mesmo que fundou o Telegram. Depois de umas tretas com o governo russo, que tentou obrigá-lo a retirar algumas páginas de protestos e tal, ele acabou vendendo sua parte e saiu do VK, então resolveu criar o Telegram com sede na Alemanha.

Ontem o site LeakedSource, que já divulgou alguns vazamentos como do LikedIn e MySpace, disse que a rede social foi hackeada e recebeu documentos com milhões de contas contendo o nome do usuário, email, telefone, senha e outros dados. Bem, não é pouca coisa.

O pior de tudo? O hacker, auto-denominado Peace_of_mind, alegou que todos esses dados estavam em texto puro, simples, daqueles do bloco de notas, armazenados sem nenhuma criptografia nos servidores. Mas não foi dito se são arquivos antigos, se os novos já estão protegidos etc e tal, já que os dados obtidos são da época de 2012 a 2013, quando a rede havia um pouco menos de 200 milhões de usuários.

O site fez uma lista com as senhas e domínios de email mais usadas:


Percebemos que o VK não era o único tonto. Em pleno ano de 2016 tem gente que usa "12345" e "qwerty" como senhas.

Caso você queira comprar os 17GB de mais de 100 milhões de usuários, basta pagar 1 bitcoin (algo em torno de 2.055 reais) no site The Real Deal na dark web.

Quando o Google decidiu encerrar de vez o Orkut, muitos brasileiros migraram para o VK, principalmente por causa das comunidades no estilo do falecido, coisa que o Facebook e Google Plus nunca tiveram.

Caso você senha cadastro lá e usa a mesma senha para tudo, por via das dúvidas é melhor trocar a senha de tudo e aprenda a não repetir a mesma senha em outros serviços.