20 de agosto de 2016

Google odeia o Linux


Apesar do Google ser uma empresa de publicidade, tem produtos e serviços tanto para o consumidor final quando empresarial. Um dos produtos de maior destaque sem dúvida nenhuma é aquele sistema que ela comprou faz um tempinho e que é baseado no Linux. Outro produto de menor destaque é o Chrome OS, aquele sistema operacional que ela fez um fork do Debian, também baseado no Linux.

Então se os dois sistemas operacionais, mobile e PC, são baseados no Linux, obviamente ela desenvolve seus programas para os outros sistemas Linux, certo? Não é bem assim e está sempre piorando.


Conforme o Chromium Blog, a empresa deixará de dar suporte aos Chrome Apps (aqueles que você encontra na Chrome Web Store) que rodam no navegador Chrome dos sistemas operacionais: Windows, Linux e macOS.

Sim, meus amigos, o Chrome Browser para o Linux deixará de rodar os Chrome Apps. A justificativa é que poucas pessoas usam. Bem até aí poucas pessoas usam o Chrome OS e mesmo assim a empresa insiste nele. 

F*da-se se a Microsoft ou Apple são fechadas e mimimi não abrem seus ecossistemas para outras plataformas. É surreal uma empresa usar o Linux e não dar suporte a ele. Não há o Google Drive, Google Photos, Google PutaQuePariu nem nada para o Linux, mas há para o Windows e macOS. Ainda mais em se tratando que o CHROME OS USA KERNEL LINUX.

Até a Microsoft aos poucos está liberando seus programas para o Linux. Acabou de abrir o código-fonte do PowerShell (um "BASH" para o Windows) tanto para Linux quanto macOS.

Definitivamente o Google odeia o Linux. Vai ver por isso está buscando uma alternativa ao kernel.