25 de agosto de 2016

WhatsApp passará a compartilhar dados com o Facebook


 O mensageiro atualizou suas políticas de privacidade. Se são verdadeiras ou não, não sabemos. Mas algo é certo: você tem 30 dias para impedir que o compartilhamento de informações entre o WhatsApp e o Facebook.

Se isso já acontecia é um mistério. Mas agora foi oficializado.


Todo mundo  se perguntava como é que o WhatsApp mantinha sua estrutura, já que quase ninguém pagava por aquela merda. No começo você pagava 1 dolar para baixá-lo. Depois, se tornou gratuito no primeiro ano e 1 dolar nos demais, mas quem não pagava o prazo era postergado, então na prática quase ninguém pagava.

Para quem não lembra porque comprou o primeiro smartphone ano passado e acha que o app veio para competir com o iMessage, Hangouts, Skype etc., ele surgiu em 2009 como uma alternativa ao BBM e uma opção para os usuários de iPhone, já que na época não tinha o iMessage, e também servir como multiplataforma com os líderes na época (BlackberryOS, Symbian e iOS) e por isso que fez muito sucesso, além da facilidade (usar o número do celular como ID). Incrível como uma startup fez um app excelente para 6 plataformas enquanto grandes empresas faz um aplicativo só para 1 ou 2 plataformas em pleno ano de 2016.

Foi uma tristeza a compra pelo Facebook. Não só pelas questões de privacidade mas também de independência, monopólio etc. Mas os caras não tinham dinheiro para evoluir o serviço e torná-lo rentável. 

Com o medo de privacidade, muita gente migrou para o Telegram, Threema, pipocaram mensageiros seguros etc. Vai ver por isso que eles decidiram fazer parceria com a Open Whisper System e passou a usar sua criptografia ponto a ponto. Se realmente está usando e sem backdoors, aí eu não sei, mas eles juram. 

Então, se eles não podem ler suas mensagens e não há propaganda, como rentabilizar a porra toda? Serviços pagos.

Atualização

Vamos por parte. Apos a treta do Instagram (quem não lembra, google it), logo de cara já aparece o seguinte:

Nada que você compartilhe no WhatsApp, incluindo suas mensagens, fotos e dados da conta será compartilhado no Facebook ou em qualquer outro aplicativo de nossa família, para que outros vejam do mesmo modo que, nada do que você poste nestes aplicativos será compartilhado no WhatsApp para que outros vejam.

Já serve para acabar com aqueles spams que sua tia te manda dizendo que seus nudes vão pipocar na timeline do Facebook. Ou que você adicionou a novinha na sua lista. De fato, isso seria um tiro no pé.

Suas mensagens são suas e nós não podemos lê-las. Implementamos privacidade, criptografia de ponta-a-ponta e outras ferramentas de segurança no WhatsApp. Nós não mantemos suas mensagens após o envio das mesmas. Quando elas estão criptografadas de ponta a ponta, nós e terceiros, não podemos lê-las de maneira alguma.

.Eu não confiaria, mas se eles dizem, estão colocando o c* na reta. Se for o contrário, acabará com a credibilidade do aplicativo.

Agora vem a parte importante:

Novas maneiras de utilizar o WhatsApp. Nós iremos explorar maneiras para que você possa se comunicar com empresas através do WhatsApp, interações como pedidos, transações, informações sobre consultas, alertas para entrega de pedidos, atualizações sobre produtos e serviços e marketing. Por exemplo, você poderá receber notificações sobre o status do voo de sua viagem, um recibo de uma compra que você tenha feito, ou uma notificação assim que uma entrega tenha sido feita. Mensagens de marketing que você venha a receber, poderão conter ofertas de algo que lhe interesse. Nós não queremos que você tenha uma experiência de spam, pois como em todas as suas mensagens, você poderá administrar estes tipos de comunicação, e nós honraremos a sua escolha.

As empresas pagarão para usar o WhatsApp como canal. Esse custo obviamente será repassado aos clientes. Logo, você irá pagar pela rentabilidade do programa. Isso é ruim? Claro que não, não existe almoço grátis. Você também não trabalha de graça.

Mas a Internet que a empresa usa, os gastos telefônicos etc., todos os canais de comunicação convencionais também são, então não tem nada demais. 

A questão é o spam. Tem empresas aí que usam o termo "sugestões". Se eu não pedi sugestão então, pra mim, isso é spam. Eles juraram que não haverá banners, publicidade etc. E aí?

Duas coisas podem acontecer: o Facebook, através da mineração de dados, fornecer sua conta para as empresas parceiras que julgam ser do seu interesse para te enviar "sugestões" ou, a qual eu acredito, quando você realizar algum cadastro ou coisa do tipo manter marcado o "receber informativos via whatsapp dos produtos", quando a empresa é um pouco séria e pergunta antes ficar enviando emails. A segunda opção é menos mal, pois você tem a opção de não receber.

WhatsApp está deixando de ser apenas um mensageiro para servir de plataforma para serviços. 

E lá vem a bosta


Eu prefiro o email. Pois o email pode te acompanhar até a morte caso o serviço não descontinue. Ele é seu e ninguém mais poderá usar.

Agora... e o número do celular? Se você muda de estado e vai para outro DDD, você muda seu número. Ou você usa um número corporativo, quando sai da empresa o abandona. Ou simplesmente você tá de saco cheio da operadora e está com preguiça de fazer a portabilidade. Ou, você recebe tanta propaganda que quer mudar de número.

O número fica inativo por algum tempo e a operadora recicla depois. Imagina se alguém que vive fazendo cadastros e não lê tudo, só no "eu aceito" e PÁ, não desmarca a opão "eu aceito receber diariamente várias mensagens no meu zapzap" em vários, em dezenas, em centenas de sites. Imagina o quanto de "sugestões" ela vai receber, como acontece com o email.

Aí essa infeliz se muda, troca de operadora ou coisa do tipo. Meses depois, você resolve mudar de estado. Coincidentemente, onde essa pessoa mora. E por ironia do destino, a operadora resolve reciclar o número que ela abanodou dando para você. Sim, você terá o mesmo número que ela usou no passado. O mesmo número que ela usou para se cadastrar em milhares de sites. E que agora você irá receber.

Bem, você pode pegar outro número, mas pode ter o azar de acontecer novamente, caso Deus te odeia.

WhatsApp cresceu graças a ser multiplaforma, coisa que ela deixou de ser (agora só android, iOS e windows mobile). Cresceu por ser simples, coisa que está deixando de ser. Mas é de "graça", né. Mas é uma empresa americana, né? De uma gigante, né? Então...

O Telegram, que é de um russo e hospedado na Alemanha, Threema é suíço mas é pago... mas não adianta, o boi vai onde a vaca vai.

E para piorar



Finalmente assumiram que vão compartilhar os dados com o Facebook. E você terá 30 dias para impedir.

Se você é um usuário existente, você poderá escolher em não ter os dados da sua conta do WhatsApp compartilhados com o Facebook a fim de melhorar suas experiências com anúncios e produtos no Facebook. Usuários existentes que aceitarem nossos Termos e Política de Privacidade atualizados, terão 30 dias adicionais para escolher ao acessar - Configurações > Conta.

Você terá 30 dias para desativar. No décimo primeiro dia, já era. Agora, quantas pessoas irão fazer isso? A maioria nem vai saber que isso existe.

Está na hora de migrar realmente para o Telegram ou Threema.