8 de março de 2017

Hackers, o filme, não é tão tosco quanto parece


Qualquer um que tenha nascido nos anos 80 e gosta de computadores, tecnologia ou é nerd já deve ter assisto o filme Hackers, de 1995 com a deliciosa Angelina Jolie.

Recentemente um colega pediu sugestão de filme sobre internet, hacking etc. e eu sugeri este filme. Dias depois ele me responde dizendo que é uma grande merda.

Primeramente, o filme é de 1995. Segundamente, o filme não é focado em técnicas e hacking ou coisa do tipo, como na primeira temporada do Mr. Robot, nem é tão dramático quanto Who I Am : No System is Safe.

Bem, pensei, já que o filme é antigo e zoeira, o infeliz não deve ter entendido. O filme é um clássico.

Resolvi assistir novamente e realmente é meio estereotipado, não há nada técnico e as demonstração são extremamente ridículas, tipo o vírus em ação, o local dos servidores etc. Assistir esse filme criticando por ser irreal é como assistir Superman e reclamar como alguém pode voar. Tem que considerar que é um filme de 1995 para a molecada. Ou seja, não é o lado hacker, é o lado zoeira.


Bem, o filme é bem velho e só tem nerd, acredito que já viram, então vou soltar spoilers.

O filme conta a história de um jovem hacker que foi pego e teve que ficar até os 18 anos sem usar computador e Internet. Então ele e a mãe se mudam para uma cidade e ele é novo na escola. Lá na escola tem alguns hackers e tal. Por ser novato ele é zoado, fica preso no terraço da escola e toma chuva, para se vingar ele resolve programar os sprinklers (aquele "chuveiro" para combater incêndio)  e molhar a galera.

1. Eis que o infeliz diz: "ahh cara, até parece que o cara iria hackear os sprinkler!"


Bem, naquela época bem pouco provável, mas hoje em dia isso é realidade, até sua geladeira está na Internet of Things. Não é comum ver sistemas de combate à incêndio estarem conectado à Internet e monitorado a distância. Alias, os caras já sequestraram até um termostato.


2. "Os caras enviaram um trojan a um navio e exigiam resgate para não afundá-lo!"

Qual a treta de hoje em dia? Ransonware, que sequestra seu computador, seus arquivos, banco de dados etc. e exigem um resgate. E o Stuxnet então, que foi criado para controlar as centrífugas de enriquecimento de urânio das instalações do Irã que "acidentalmente" infectou quase o mundo inteiro e não param de surgir variações?


3. "O cara lá usa um 'óculos PC' para hackear!"

Médicos usaram um "óculos" para ajudar em cirurgias. HoloLens está virando realidade já.


4. E também previu os fakes:



5. Abordou também a Realidade Virtual



Apesar de não ser algo novo para a época, só agora estão tentando popularizar de verdade.

6. A globalização nos relacionamentos


Angeline dando entrevista sobre o filme.


7. Agora, a cereja do bolo do filme, que todo mundo achou graça, é a frase da Acid Burn (Jolie):

"RISC architecture is gonna change everything"


E, adivinha? Grande maioria dos smartphones rodando ARM (Advanced RISC Machine) estão ultrapassando o acesso à Internet, sua smartTV usa ARM. Seu smartwatch, sua smar-fridge e até a Microsoft está enfiando o Windows em processadores ARM. Há servidores Linux em ARM de 50 dolares. E recentemente a MS anunciou que está desenvolvendo Windows Server em ARM.

Um clássico não é um clássico à toa. Claro que o filme tem cenas surreais, mas é um filme, não um documentário, tem que ter aquele drama, aquela zoeira. Mas também mostrou muita coisa que é real, só que estava à frente do seu tempo.

Quando eu revi tinha pensado em mais coisas, como o uso de engenharia social e outras coisas, mas que se foda, vou parar por aqui porque tá tá parecendo o BuzzFeed.

Quem viu, viu. Quem não viu, só assistir lá no Netflix.