30 de março de 2017

Usar uma foto funciona no reconhecimento facial do Galaxy S8


Não é novidade que o Android é um sistema cheio de brechas e a Samsung não sabe fazer software, apenas TVs, geladeiras etc. Então quando as duas se juntam não tem como não sair algo que presta.

Mas dessa vez a falha foi surpreendentemente ridícula.

O Galaxy Note 7 usa leitor de íris, assim como o Lumia 950/XL, que tem um pequeno atraso e dificuladde, porque precisa reconhecer as pregas os anéis e pontos em torno da pupíla, o que torna o processo um pouco lento dado a complexidade e níveis de detalhes.

Outro método de reconhecimento é da sua cara de merda. É muito mais fácil e por isso mais rápido também, já que qualquer câmera decente consegue ler os traços do seu rosto.

Replicar as digitais para burlar o leitor biométrico não é algo difícil de fazer, o mais difícil é conseguir as digitais. Já no caso das íris só arrancando os olhos do usuário, pois por enquanto é quase impossível replicar um olho e seus detalhes.


E para burlar o reconhecimento facial? Basta usar uma foto? Uma estátua?

Reconhecimento facial usando câmera simples é mais usado no público, em massa, como em aeroportos, estádio etc., pois precisa analisar vários rostos ao mesmo tempo. Ou seja, é bem falho... mas, considerando que é apenas uma ferramenta de vigilância em massa, é o que tem.

Mas e quando se trata de segurança? Obviamente precisa ser algo mais seguro.

O Windows Hello é uma plataforma de reconhecimento que a Microsoft usa em seus dispostivos, seja reconhecimento facial, leitor de íris ou digital.

No caso de reconhecimento facial, é necessário pelo menos, além da câmera comum, uma câmera de infra-vermelho. A Lenovo ainda usa uma terceira câmera, com lente 3D.

Dessa forma o Windows Hello consegue distinguir até gêmeos. Ou seja, mesmo que você tenha um irmão gêmeo cuzão, ele não conseguirá acessar teu computador, celular etc.

Assim, tentar enganar o reconhecimento facial usando uma foto obviamente não funcionaria.



Mas o que isso tem a ver com o Samsung Galaxy S8?

Não estou fazendo propaganda do Windows Hello, apenas mostrando como é o reconhecimento facial feito de forma decente.

Durante o lançamento do Galaxy S8, um ser tentou usar uma foto para desbloquear o aparelho usando uma foto em um celular. E em se tratando de Android e Samsung, não foi surpresa ter conseguido burlar:


Mas vou ser justo, é um aparelho que foi usado em demonstração, geralmente aparelhos assim costumam ser capados mesmo. Talvez esse não tenha infra-vermelho, ou o o software não esteja atualizado (oh, wait) ou ainda falta alguns ajustes.

De qualquer forma é vergonhoso burlar um sistema de segurança dessa forma tão patética.