31 de agosto de 2017

Novo Skype também para Linux


A Microsoft liberou o novo Skype para o Linux. Supreendentemente o número da versão é igual ao do novo Skype para Windows e macOS.

Primeiramente, #ForaDunha.

Segundamente, vamos recapitular. O novo Skype é uma tentativa de popularizar o mensageiro usando uma interface colorida (ou não, é customizável) e com recursos para stalkers seguir as postagens alheias (highlights) e quem sabe competir com o Snapchat e até mesmo com o Instagram. Mas eu vim do futuro já posso confirmar: falhou miseravelmente.

Apenas para informar, o novo Skype é feito usando o ReactXP, que é baseado no React do Facebook (que é usado para criar os apps Facebook, Instagram etc.), para criar aplicativos em diversas plataformas. Ele roda usando o React Native no Android e iOS e em breve, no Windows 10. Por isso que a versão para macOS, Linux e Windows 7 (e anteriores) usa o Electron, ou seja, aquela bosta é apenas um webwrapper rodando o chromium. Tá aí a explicação porque o novo Skype é lerdo, pesado e ainda não está na Windows Store, e provavelmente nunca irá para o moribundophone.

No linux há versões em .rpm e .deb.

Saporra de arquivo tem mais de 80 MB, instalado tem quase 200 MB. Justamente por causa dessa merda de Electron. Para o Windows também não é muito diferente, instalado fica uns 170 MB.


A interface é praticamente a mesma do Windows e macOS.






E a versão 8.5.76.55323.



Que é a mesma que tenho no Windows aqui:


Sem segredo. Microsoft usou uma modificação da plataforma que o Facebook usar para criar o mesmo app em vários sistemas, por isso que é essa bosta. E para piorar, em alguns sistemas precisa do Electron.

Tem para Windows 7 (e anteriores), Linux, Android, macOS e iOS. E ainda não tem nem para Windows 10 (só roda em modo de compatibilidade). E para Windows 10 Mobile? Duvido.