9 de outubro de 2017

Usando o REDEMET no dia a dia


Tá cansado desses apps de meteorologia cheio de sugestões que pedem acesso até do microfone? Que diz que vai bater aqueles 30 graus e você leva umachovinha nas costas? Simples, utilize o Redemet.

A ONU (Organização das Nações Unidas) possui uma agência de aviação civil, a OACI (Organização de Aviação Civil Internacional), que normaliza a aviação no mundo. Eles operam o WAFS (Sistema Mundial de Previsão de Área) que recebe as informações dos WAFC (Centros Mundiais de Previsão de Área) que ficam em Londres e em Washington que recebem as informações do Brasil através da RCM (Rede de Centros Meteorológicos) pelo do CNMA (Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica) com informações obtidas pelos CMV (Centro Meteorológico de Vigilância), do CMA (Centro Meteorológico de Aeródromo) e também do CMM (Centro Meteorológico Militar). Isso não é importante, falei apenas para mostrar que manjo dos paranauês!

O que você precisa saber que o REDEMET é uma rede de meteorologia aeronáutica do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) que fornece as informações para aviação de forma oficial, ou seja, ninguém da aviação pode usar aquele app russo sobre previsão do tempo para planejar o seu voo. Ou seja, tem uma certa credibilidade mesmo sendo brasileiro.

Apesar de ser focado na aviação e ter muitas informações que vocês meros lixos mortais jamais entenderão, a parte de camadas pode ser extremamente útil para saber o tempo de forma mais precisa.

Primeiro, acesse o site do REDEMET, depois clique em radar na aba camadas:


Lá, selecione maxxcappi (para pegar todas as altitudes) e irá aparecer as informações dos radares (os que estiverem funcionando, é comum algum estar inoperante por falta de verba):



Sim, meus amigos, esse é a cobertura meteorológica que o Brasil tem. Não é a toa que os pilotos gringos odeiam voar no Brasil, os que voam aqui é tipo quando um ator da Globo faz bosta e eles mandam para a Record.

Cada bolinha é um aeródromo com estação meterológica e você pode acessar para ter mais informações naquela região (dos aeródromos, não dos radares):


O METAR (tempo real) já vem decodificado, já o TAF (previsão) não. Mas tem vários apps para iOS, Android e até mesmo para o Windows Phone que faz isso. Um bom é o aeroweather mas a versão free ficou cheio de propaganda.

Mas o mais legal do REDEMET é ver a animação das camadas. Basta abrir o menu animação e escolher o radar.:


E assim ver a probabilidade de chuva em algum local. Geralmente os apps de meterologia só falam se vai chover na cidade, mas não em qual lugar e qual hora:


Para saber o que cada cor significa, só ir em legenda, imagens de radar:



É mais preciso que esses apps? Bem, eu confio mais no REDEMET do nesses apps genéricos que só Deus sabe de onde vem a informação. Inclusive no celular eu entro no site para ver a meteorologia:


Pronto, agora você tem uma boa fonte de informação meteorológica sem precisar ter que baixar um aplicativo que irá minerar bitcoins em background para os chineses.