15 de novembro de 2017

Munique vai voltar para o Windows


Munique disse adeus ao Linux e resolveu voltar para o Windows. Todo mundo falou disso, das licenças, da produtividade etc., mas ninguém falou do mais importante: ela é uma cidade.

Toda empresa busca produtividade e redução de custos, por isso muitas vezes usar o Windows e Office pode parecer o ideal, mas Munique não é uma empresa, ela é uma cidade.

O que uma cidade produz? Não produz bosta nenhuma, então o conceito de produtividade é outro. E justamente alguém que não produza algo e tampouco tem dividendos para distribuir não tem custos para cortar.

Pode ter saído mais "caro" usar Linux do que Windows, mas todo o dinheiro com as licenças vai para os imperialistas gordos enquanto utilizar serviços de empresas da própria cidade, ou país, o dinheiro fica por lá. Até onde eu sei Munique fica na Alemanha, país do SUSE. Poderiam muito bem ter usado... seria mais caro mas o suporte muito superior

Não existe alomoço grátis, usar programas open-source tem suas limitações, curva de aprendizagem acentuada. 

Mas porra, é melhor gastar 150 com o seu povo incentivando o desenvolvimento local do que enviar 100 para o Nadella. Então esses 150 não são gastos, são investimentos.

Sim, eu uso Windows porque preciso de produtividade já que minha hora é mais cara que a da SuaMãe™, mas não sou eu que desenvolve políticas públicas de educação, geração de emprego etc.

Uma das afirmações foi:

"Como tudo precisa ser desenvolvido por nós mesmos, a TI da cidade está atrasada entre 10 e 15 anos em relação ao mercado.”

A prefeitura não precisa desenvolver nada, basta criar um polo de tecnologia ou sei lá que porra, contrata uns alemães maravilhosos para fazer isso e em 10-15 anos venderá os produtos para outros lugares. De novo, cidade não é empresa para esperar resultados em até 4 ou 5 anos, isso é coisa de décadas.

Só queria deixar registrado minha indignação.O Estado não tem que gastar, tem que investir. Licenças com Windows e Office são gastos enquanto criar tecnologia é investimento.