17 de fevereiro de 2018

A vantagem oculta de se usar PWAs



Redes sociais no celular eu basicamente uso apenas duas: o Twitter para notícias de última hora e interagir com vermes e o Instagram que é mais para interagir com os amigos. Mas está foda, em média a cada 6 posts no Instagram e a cada 8 no Twitter tem uma propaganda no meio.

Como resolver isso?

Sim, não existe almoço grátis, mas também não tem a opção por pagar por esses serviços. Eu e muita gente pagaria tranquilamente uma anuidade para não ver propagandas... mas nem isso esses lixos dão a opção, porque sabem que minerar as pessoas dá muito mais dinheiro do que assinatura.

NAVEGANDO NA INTERWEBS

Browser é vida. É democrático. Qualquer merda que rode um browser pode acessar praticamente as mesmas coisas. Browser tem que navegar. Claro que uma página não tem o mesmo poder de um aplicativo... mas tirando aplicações específicas, pra que ter tanto poder? Estamos na era da informação e migrando para a era do entretenimento, levando as ovelhas a níveis estratosféricos com esse monte de lixo de aplicativos que só serve para manter e aumentar o rebanho.

Uma vez fiz uma crítica sobre a tabletização da interwebs: quando as páginas parecem apps, que faz sentido em telas pequenas como mobile e tablets, porém ridículas quando se navega em telas grandes como computador.

Mas eu estava parcialmente errado e também não estava reconhecendo o poder dos browsers. Pode ser que isso seja a salvação dessas merdas de apps cheio de anúncios.

Está na moda esses PWAs, progressive web apps , que algum desocupado deu o nome resolveu gourmetizar a web colocando esse nome pomposo. Nada mais é do que uma página na web com uma interface parecida com um aplicativo comum e usando o poder da computação em nuvem.

Os PWAs ajudariam a falta de aplicativos nos blackberries, windowsphones, firefoxOS etc., mas ironicamente só está ganhando força após a morte de todas elas.

Mas há problemas: maior consumo de banda e processador, não tem as mesmas APIs etc.

VERSÃO PARA MOBILE

Vamos ao que interessa.

Tanto o Twitter quanto o Instagram tem versões web bem adaptadas que parecem até mesmo que estamos no app. Até o stories e filtros do Instagram funcionam. Se usar em fullscreen então. Basta colocar o atalho na homescreen que terá quase a mesma experiência que usar um app.
 

Quase, pois obviamente não terá as notificações em background (para mim é até uma vantagem), irá consumir mais dados, terá uma perfomance reduzida, por enquanto não tem o direct etc. Mas para aqueles que não ficam o dia todo em redes sociais e acessam eventualmente, parece uma boa opção.

A maior vantagem é que, por se tratar de web e rodando em um browser, podemos usar extensões mágicas!
   

USANDO ADBLOCKS

Os bloqueadores de anúncios são polêmicos. Uns dizem que são ruins pois não pagam o conteúdo dos seus geradores outros dizem que são necessários hoje em dia porque não são apenas propagandas, são rastreadores e até mineradores de criptomoedas.

Alias, tinha até anúncio no YouTube que estava minerando criptomoedas. Navegar hoje em dia é tipo jogar Campo Minado. Então eu uso o uBlock Origin e o Privacy Badger sem dó mesmo. Se o serviço não dá a opção de pagar, então tem mais é que se foder.

Foi aí que eu me dei conta de que navegar no PC pode, e deve, ter a mesma experiência ao navegar no mobile. E mais, que os bloqueadores de anúncios podem ser úteis! Alias, eu nem sabia que havia o uBlock Origin e o Privacy Badger para o Firefox do celular. Quando instalei finalmente parei de ver aquelas propagandas 100% peito de frango.

O uBlock Origin também bloqueia as propagandas na versão mobile do Twitter e Instagram. Não medi o consumo na conexão, na bateria, no processador etc. Mas puta merda, que diferença! Acredito que aqueles que não são hard user de redes sociais vão achar bem melhor.

Percebi que no Twitter no primeiro acesso pode aparecer uns ads (aqueles posts promovidos), mas após um reload tem sumido.

Vou continuar testando outros sites para ver se o bloqueador faz diferença.

Certamente uma das maiores vantagens desses PWAs é a possibilidade de usar plugins. Será que conseguirão bloquear os bloqueadores de anúncio? Ainda não sabemos.!


Não deixe a Web morrer!