Após voltar a usar o Android durante alguns meses resolvi usar no dia-a-dia. Não por causa da sua estabilidade, segurança, oferta de aplicativos ou coisa do tipo.
De todos os problemas do Android e de todas as qualidades do iOS, um único aplicativo (com a ajuda de outro) me fez tomar essa decisão suicida: Firefox. O outro que ajuda é o Signal que uso como SMS (sim, infelizmente alguns sites usam como segunda autenticação e o nativo do é um lixo) e como backup caso o WhatsApp seja banido por algun nazifascista tagarela.
Como uso o celular apenas para comunicação (ligações, mensagens), navegação (mapas, meteorologia) e entretenimento (música, videos), qualquer celular dá conta do recado. Exceto no quesito: browser.
Apesar de ter o melhor navegador da atualidade para o iOS, infelizmente a Apple não permite extensões em aplicativos de terceiros, apenas no Safari. Infelizmente é impossível navegar na Internet nos dias de hoje sem bloqueadores como ublock origin e privacy bagder.
Às vezes ler uma notícia em algum site se torna impossível de tanto gif, tanto banner mendigando por atenção. Sem contar quando usam mineradores de criptomoedas. E ainda tem a popularização dos PWAs, navegar no Twitter ou Instagram sem propaganda é uma maravilha.
Vida longa à interwebs! Pau no cu dos apps!
...e que deus tenha piedade de quem navega sem adblockers.