16 de janeiro de 2016

Plasma Mobile, o KDE para celular



Mais um post da série "Sistemas operacionais que você não irá usar, então ninguém comenta", vamos falar do Plasma Mobile, do KDE (aquele que é um ambiente de desktop para Linux).

Ainda está em desenvolvimento e só roda em dois modelos de smartphone. Mas é muito bonito e bem promissor.

O KDE é um ambiente de desktop underrated. Talvez pela fama no passado pela instabilidade, feyuria e lembrar um pouco o Windows. Até eu mesmo achava tosco e me surpreendi no post "Instalando o Linux no VMware" de tão bonito que está atualmente. E claro que estão trazendo essa beleza para o mobile.

Acredito que a ideia seja trazer a experiência (além de mais uma opção) do desktop para o mobile e, quem sabe, uma experiência estilo "continuum" da Microsoft que o Ubuntu não foi capaz de trazer ao Linux.


Tem um post num blog de um dos contribuidores do projeto que fala sobre o guideline da interface.

Na prática, o principal concorrente é o Ubuntu Touch (que, alias, o Plasma Mobile roda nele) e os outros nanicos como Sailfish OS, Tizen OS etc. Ouvi dizer, e não lembro onde, que estão querendo usar o Arch modificado, ou algum outro sistema além do Ubuntu Touch.

O Plasma Mobile usa o servidor gráfico Wayland (aquele que o Tizen OS usa para rodar em veículos) e o gerenciador de janelas KWin, ambos comuns no Linux. Tudo isso usando o KDE Frameworks rodando no Linux (atualmente o Kubuntu).


Os apps podem ser tentados a rodar em Plasma, Qt, QML apps, Ubuntu Touch (.click), Gnome apps, X11/SDL2 e possivelmente outros apps baseados em Qt, como o Sailfish OS ou Nemo. Falando no Qt, ando lendo vários elogios e quanto mais pesquiso tenho a sensação que é melhor do que o GTK (Gnome Tool Kit). Após o Qt anunciar mudanças nas licenças e pãns, publicou seu compromisso em ser aberto e livre.

Assim como do Linux, para instalar um pacote é só usar o velho e bom comand "apt-get install pacote".

Por enquanto dá para testá-lo em um LG Nexus 5 (estável) e Oneplus One ("funcionando"). Se quiser testar em um device com Intel, tipo um PC, tenta a sorte e baixe o ISO.

Assista (porque vale a pena) um prototipo rodando o Plasma Mobile:


Se você adora o Android por ser bem customizável, terá orgasmos com o Plasma Mobile! Plasmoids (widgets), temas, cores, fontes e muita mais.

Já pensou num Tizen OS rodando Plasma? Agora sim, 2016 vai ser o ano do Linux™!