12 de janeiro de 2016

RIP Blackberry OS 10


John Chen, CEO da Blackberry, finalmente anunciou que o Blackberry OS 10 (que nome criativo) está morto. Em uma entrevista na CNET ele disse que a Blackberry pretende lançar apenas celulares com Android este ano. Depois de muita pressão perguntando se era o fim do BBOS10 ele espanou e disse que espera que o Android traga algum retorno e quem sabe assim conseguir lançar novos aparelhos com o sistema dela.

Ou seja, já era.

E agora? O que serão dos usuários?



Lembro como se fosse ontem, na verdade quase uns 3 anos atrás, quando eu era louco para ter o novo Blackberry Z10 rodando o Blackberry OS 10 baseado no recém comprado sistema operacional QNXEu estava tão empolgado que acompanhei a keynote do lançamento de ambos.

O CEO na época era o Thorsten Heins e apresentou a keynote. Lembram da mágica, incrível, empolgante, revolucionária e maravilhosa keynote do lançamento do iPhone apresentado pelo Estevão Trampo? Então, foi exatamente ao contrário.


Nunca vi uma keynote tão tosca na minha vida. Eu acho que o Heins estava deprimido, ou tinha acabado de sair do funeral da própria mãe. No dia em que você estiver quase morrendo de tanta felicidade, assista essa keynote e você ficará deprimido e voltará para a realidade.

Parece que o antigo CEO já previu a morte miserável do sistema que não completou nem o terceiro ano de vida. Foi lançado oficialmente dia 30 de janeiro de 2013.

O sistema em si é bom. Já testei o Z10, Z30 e dei uma olhada no Passport. Bom hardware, construção (apesar das bordas do Z10 serem maiores que os lábios vaginas da SuaMãe™):


Se não fossem por essas bordas, com certeza teria sido um dos celulares mais bonitos em 2013. O Z30 tentou corrigir essas bordas enormes e aumentando a tela e bateria.Só falhou em colocar uma barra contratando com o resto do aparelho.


Outros modelos como Q5 e Leap são tão feios que é melhor nem compartilhar.

As primeiras versões do BBOS10 eram simpáticas mas estranhas. Com a versão 10.3 deu uma renovada como um banho de botox na Ana Maria Braga.


Havia a possibilidade de fazer sideloading, que era trazer .apks pirateados da Google Play ou Amazon Appstore e rodar no sistema, inicialmente emulando e depois nativamente.

Aparentemente o gap de apps estaria resolvido, não seria o fato de vários apps usarem o Google Services, causando uma péssima experiência. Por exemplo, quando eu mandava minha localização via Telegram para a minha digníssima Raposuda, por ser uma versão do Android, ele tentava abrir o Google Maps. Ou seja, rodar .apk não foi o suficiente para salvar o sistema.

A Microsoft sofre do mesmo mal. Mas ao contrário da Blackberry ainda tem e consegue fazer dinheiro com outros serviços. O mundo tende a ser binário... se a MS não reagir agora, provavelmente estará fora.

O mundo é cruel. Nokia era uma das maiores empresas fabricantes de celulares e o Symbian tinha tudo para ser o novo Windows. hoje vende antenas. Motorola inventou o celular e só sobrou o M morceguinho, teve sua alma estuprada pelo Google e o resto do seu corpo foi para os chineses fazerem pastéis. Blackberry estava para smartphone assim como Gillette estava para lâminas de barbear, dominada o mercado, era o sonho de todo trainee na área de consultoria, agora vive comprando startups para tentar focar em serviços.

Todo mundo fala para adotar o android para se salvar. John Chen acreditou nisso. Minha humilde opinião é que vai dar merda. Os 3 usuários de BBOS10 usam por causa da estabilidade, segurança e privacidade. Dificilmente vão trocar por um Android. Talvez consigam trazer alguns milhares de usuários frustrados de Samsung ou órfãos da Motorola.

Minha opinião? Já que desistiu, abra o código e publique para quem sabe a comunidade se interessa e pelo menos consiga erguer o nome por tabela.

Enfim, pelo visto vou ficar sem um Blackberry Q10, meu cunhado foi demitido da Blackberry no Canadá e o sistema operacional foi abandonado.

RIP, Amora Silvestre Dez