O Uber atualmente é o queridinho, é o novo Google. Mas assim como o Google, talvez deixe o "don't be evil" de lado e dê um golpe nos motoristas.
E agora?
Em terra de data mining quem faz análises é rei
Quando um motorista fica a toa, rodando pela cidade, envia dados para o Uber sobre o trânsito, comportamento etc e tal. É a famosa quilometragem morta. Ou seja, mesmo não recebendo, o motorista está trabalhando para o Uber. E todos sabem que data mining vale muito. E isso não é repassado aos motoristas.
Fora isso, o Uber sabe os locais onde tem mais demanda, em quais horários, em quais situações (eventos, etc). Mas não vai saber só da massa, vai saber de você.
Livre mercado já deu bosta uma vez
Se você não conhece o caso da Enron, assita o filme "Enron - Os mais espertos da sala".
O valor do Uber não é fixo. Ele varia de acordo com a oferta e demanda. Ou seja, se muita gente está soclitando o serviço em uma área que há poucos "Ubers", o preço vai aumentar.
Durante o reveillón no Distro Federal o valor da corrida chegou a aumentar cerca de 400%. Cara, 4 vezes o valor normal. Imagine pagar 250 reais par rodar 15 quilômetros.
"Mimimi mas tá certo, oferta X demanda"
Voltamos ao caso da Enron. Enron era tipo uma Petrobrás, uma das maiores empresas do setor energético que, por fraudes e outras coisas, deixou de existir em semanas.Uma das tretas era a seguinte: eles entravam em contato as usinas para reduzir a produção (oferta) e então eles tinham menos energia para distribuir, mantendo a mesma demanda. Ou seja, artificialmente a demanda era maior que a oferta justamente para elevar os preços.
Não que o Uber esteja fazendo isso. Mas sabendo todos os hábitos das pessoas, podendo estimar e prever a demanda (eles sabem que X pessoas que usam uber ficarão concentrados em determinada área) eles podem artificialmente reduzir os números de motoristas para aumentar o preço.
Carros autônomos
Carros autônomos são os novos Windows. Tá todo mundo interessado nessa p*rra ae. Voltando ao data mining, olha o tamanho de informação que o Uber terá, não saberá apenas onde estão os usuários e seus itinerários, mas também das ruas, trânsito etc e tal. Bem, até aí normal.
Mas e quando o Uber resolver adotar os carros autônomos? Não é novidade que o Uber pensa nisso. O que será dos motoristas? Vai dar um pé na bunda deles? Os caras já trabalham de graça (coletando dados), não tem os mesmos benefícios que os taxistas... e ainda tem esse risco?
IT'S A TRAP!
Não estou defendendo os taxistas, por mim morram todos. Mas ainda são um mal necessário.
Usar esse método (mão de obra barata e sem "vínculo") para acabar com o taxistas, coletar os dados dos usuários e dominar o mercado de mobilidade urbana (principalmente em países como Brasil que o transporte público é precário) e podendo cobrar um preço variável, é um pouco assustador.
Se os táxis não evoluírem esse modelo arcaico, o Uber vai monopolizar a p*rra toda. E nós sabemos a merda que é quando isso acontece.