Alguns sabem que eu sempre defendi o Telegram por dois motivos: privacidade e multiplataforma. Mas parece que o jogo virou.
É comum ver alguns usuários com teorias da conspiração, dizendo que o WhatsApp armazena todas as mensagens e blablabla. Pode ser que sim, pode ser que não. Eu particularmente não confio, mas quem sou eu para dizer, sem provas, que a empresa X está mentindo?
Quem garante a criptografia é a Open Whisper Systems, empresa que possui o famoso aplicativo Signal Private Messenger.
E quem garante que o Signal Private Messenger é bom é nada mais nada menos que Edward Snowden: "use anything by Open Whisper Systems".
Conforme o WhatsApp, a criptografia atende as mensagens 1-1 (por padrão e isso é bom) e em grupo, fotos, videos, arquivos, mensagens de voz.
Já o Telegram, a criptografia será apenas se você criar um chat secreto, todos os demais não terão criptografia ponto-a-ponto, como chat em grupo (mensagens, fotos, videos, documentos etc).
E o mais incrível e tudo é a opção de verificar se a outra pessoa realmente é ela, algo que eu vivia criticando no WhatsApp e que o Telegram tinha adotado já algum tempo. Você pode comparar as chaves entre si e também pode escanear o QR Code para facilitar a comparação, algo que eu elogiava no Threema,
Se a pessoa não usa uma versão com essa criptografia (ou porque está desatualizado, ou não é suportado mais pela plataforma como o Symbian etc) irá aparecer esse aviso. Caso a pessoa tenha a versão com suporte, irá aparecer a chave para conferir e o QR Code para fazer a leitura.
Aviso importante: Se em um grupo algum tonto está com o WhatsApp desatualizado ou então não mais suportado pela plataforma, todas as mensagens, fotos, vídeos, arquivos etc do grupo não terão criptografia ponto-a-ponto, terão a criptografia antiga (cliente-servidor-cliente0.
Aviso importante: Se em um grupo algum tonto está com o WhatsApp desatualizado ou então não mais suportado pela plataforma, todas as mensagens, fotos, vídeos, arquivos etc do grupo não terão criptografia ponto-a-ponto, terão a criptografia antiga (cliente-servidor-cliente0.
Claro, muita gente vai desconfiar disso tudo. Eu desconfio. Mas considerando que tem o nome da Open Whispers, tem todo esse modelo aí, eu acredito que é tão confiável quanto o chat secreto do Telegram. Mas tem a vantagem de ser padrão e também para grupo, coisa que o Telegram não tem.
Eu ainda prefiro o modelo do Threema, é bem parecido com o do WhatsApp mas tem a enorme vantagem de não precisar de um número de celular, basta um username e senha e pronto. Caso queira usar celular ou email para facilitar ser encontra, blz, mas quem não quer, basta não usar, pois ele usa um PIN (Personal Identification Number), como o BBM, ICQ e outros.
Quem diria, hein.
iPhone cheio de bugs, WhatsApp seguro, Windows Phone morrendo... só falta o Android ficar estável e atualizado, aí sim será o fim dos dias.