Não é novidade que o Google analisa seus email para mineração de dados e vender suas informações e enviar spams. Mas algo muito bizarro aparentemente aconteceu.
O assistente virtual do ex-dont'_be_evil havia lido um extenso e-mail sobre a morte do pai dele e copiou um trecho para enviar os pêsames.
Se já é estranho receber uma mensagem positiva daquele teu amigo hipócrita e falso, imagine receber condolências de um robô.
Complicado uma empresa ter esse grau de intimidade. Imagine se o cara não tivesse superado a morte, algum trauma ou sei lá. Pode ser que sim, pode ser que não... na dúvida, fique quieto.
"Mimimi vire homem, raposão"
Não, não é viadagem. Não é novidade que até mesmo o Suckerberg realizou experimentos sociais para filtrar os posts na timeline para tentar alterar as emoções das pessoas. Por exemplo, passou a exibir posts negativos e percebeu que o usuários passou a também postar mais coisas negativas. E vice-versa.
Claro, um simples "meus pêsames" pode não influenciar muita coisa. Mas imagine em épocas de eleições, plebiscitos etc. Ou até mesmo num lançamento de produto.
Colocar um robô para filtrar e manipular o que você vê de forma tão íntima, é realmente assustador. É diferente dos canais de notícias, filmes etc que você sabe que é tendencioso e parcial.
Assista o vídeo: