11 de abril de 2016

Por que os "contatos" são tão desprezados?


Eu sei que não é um consenso, mas a função principal do celular é comunicação. Seja ligações de voz ou vídeo, por SMS, e-mail, WhatsApp, Telegram etc.

Não importa o método, existe algo em comum: algo que identifique. Seja o número do celular, o e-mail ou sei lá o que. E tudo isso fica organizando onde? Hein? Hein? Sim, lá nos contatos que você quase nunca abre.

Apesar de ser raro abrir os Contatos, já que as pessoas vão direto ao dial, e-mail ou WhatsApp, é lá que a porra toda fica organizada e ninguém dá atenção.

Já vi pessoas que gastaram milhares de reais em um iPhone ou Galaxy e na hora de trocar de celular, reclamam que perderam contatos. Isso porque não é complicado sincronizar com os servidores tanto no iOS quanto o Android e o finado WP. Ou então quando o celular é furtado/roubado ou até mesmo é perdido.

Ou então quando você pede o número de alguém e a pessoa diz "ahh, espera que vou pegar meu celular" sendo que ela está no computador e poderia ver através do Gmail, iCloud ou Outlook. Pessoas assim certeza que (1) digital google.com (2) digitam o termo e (3) clicam em pesquisar com o mouse. Dá vontade de bater.

E aqueles que salvam os contatos com apenas o primeiro nome da pessoa e depois não sabem quem é? Ou então usam apelidos do tipo "Gordo", "Japa", "Loira", "Fê", "Rê", "Pá", aí ficam quinhentos contatos iguais?

Sem contar aqueles que só colocam o número local, tipo 98888-7777. Aí você vai para outro DDD e o tonto reclama que não consegue ligar, ou reclama porque a pessoa não apareceu no WhatsApp.

Pior, tem aquele infeliz que TODA HORA te manda uma mensagem perguntando "qual é o seu e-mail mesmo?" para te mandar alguma coisa.

O que que custa perder uns minutinhos organizando a porra toda? Mesmo que esteja zuado, vai organizando aos poucos. Não precisa fazer tudo em um único dia.

Escolhendo um bom serviço


Eu acredito que ninguém usa mais dumbphones e salva os contatos no simcard. Hoje em dia qualquer um tem um smartphone, nem que seja um BlackBerry ou Symbian, todos praticamente tem suporte ao Exchange / Exchange ActiveSync (Microsoft) e até mesmo o CardDAV (usado pelo Gmail).

Os principais serviços gratuitos são os de e-mails, como Gmail, Yahoo Mail, Outlook.com e o mágico @iCloud.com.

O Google abandonou o EAS nas versões gratuitas, mas não é difícil configurar. Antigamente era no iOS, você tinha que colocar o servidor, login etc separado, agora basta colocar uma conta "Gmail" que é automático. Em um ou outro lugar talvez ainda precise adicionar manualmente, mas nada complicado. O Yahoo e o iCloud.com se não me falha a memória também usam. Se usar o IMAP para configurar o email, provavelmente usará o CardDAV também. A vantagem do CardDAV é que é mais flexível, você pode criar vários campos no contato (tipo email pessoa, email do trabalho, email de putaria etc).

Já a Microsoft usa o Exchange (nos serviços pagos) e o Exchange ActiveSync (que é uma versão meio capada) no Outlook.com. Eu prefiro pela praticidade, já que você configura uma vez e o sistema costuma fazer tudo: e-mail, calendário, contatos e tarefas. A desvantagem é que os campos nos contatos é limitado (tipo email pessoa, email do trabalho, email outro).

Organizando os contatos


Provavelmente você já usa algum desses serviços, a maioria nem sabe. Quase ninguém quer organizar porque fazer isso pelo celular dá muito trabalho, e eu concordo. Então entre a porra do site e edite por lá mesmo.

Nome

Nada de colocar apelidos e apenas o primeiro nome. Coloque o nome e sobrenome. Você pode fazer umas exceções, como aquela vadia do Tinder que você tá pegando e não quer que sua namorada saiba, então você pode usar "Paulão do almoxarifado" para não levantar suspeita.Mas se realmente for o Paulão do almoxarifado, porra, coloque o sobrenome dele, é mais profissional. Até porque quando você sair da empresa, imagine o trampo que vai ser depois alterar tudo. Pior, pode te fazer confundir depois, achando que o infeliz é do seu emprego atual.

Forma de contato

Sem dúvida o mais importante é o contato em si: número do telefone/celular, e-mail e endereço (sim, endereço, vai que você resolve enviar uma carta). Coloque o número número da forma mais correta que existe: +55 DDD NÚMERO. Mesmo que você não viaje para o exterior, é bom para evitar problemas com aplicativos que usam o número como referência (tipo WhatsApp, Telegram etc) e não esqueça de colocar o tipo de contato também, se é residência, trabalho etc. É um porre ligar no celular de trabalho de alguém e falar de assunto pessoal. Faça a mesma coisa com o e-mail. Se você não sabe, pergunte e já salva. 

Eu também coloco o endereço das pessoas porque assim é mais fácil para usar o GPS do celular, eu abro os contatos, clico no endereço e boto para navegar até lá.

Outros

Quando eu resolvi migrar do Gmail para o Outlook eu fiz essa porra toda. Eu migrei um por um. Sempre que eu migrava um, eu tentava colocar o máximo de informações possível, desde email correto, endereço e até data de aniversário. Outra coisa que eu resolvi colocar foi uma anotação de onde eu conheci a pessoa. Você pode ter um amigo de infância, que estudou e trabalho com você. Você vai classificá-lo como? Amigo? Colega de escola/faculdade ou de trabalho? Então eu resolvi fazer uma anotação e colocar onde eu conheci a pessoa primeiro: no caso o nome do prédio que morávamos.


Conclusão

Seus contatos provavelmente são as coisas mais importantes que você tem no seu celular, pois é a organização do seu círculo. Qualquer app hoje em dia (whatsapp, instagram, facebook, twitter, snapchat, linkedin etc) busca usuários usando seus contatos. Se você perder ou trocar de celular, eles continuarão lá, basta você não trocar toda hora de serviços.

Não seja aquele pau no c* que fica toda hora mandando zapzap pedindo o email e o endereço da pessoa.

Ou pior: aquele c*zão que posta no Facebook pedindo pra todo mundo passar o telefone pra ele porque ele perdeu ou roubaram o celular. Em pleno 2016 o bosta não sabe usar um serviço na nuvem básico como gmail/outlook ou, se não quer por questões de privacidade, fazer a porra de um backup.