Google é a nova Microsoft e o Android é o novo Windows, ou seja, o monopólio na área móvel pertence a Alphabet e não é novidade que a União Européia está processando a dona do bem sucedido óculos inteligente.
E a Rússia, que também não é novidade, tenta ser menos dependente dos imperialistas.
A Best Korea tem o Red Star e a China tem o NeoKylin, a Rússia tem o ROSA, todos rodando Linux, enquanto isso o Brasil tem a Zika. Mas isso não é o suficiente, pois na área móvel o Android continua dominando o mundo.
Ano passado o ministro de comunicações Nikolai Nikiforov disse que o país precisava de um sistema móvel próprio e com um acordo com a Jolla, para usar o Sailfish OS. Mas como bom membro do BRICs, ficou só no "disse".
Um ano depois, no mês passado, o ministro tuitou na maravilhosa rede social imperialista dizendo que a Rússia está desenvolvendo uma "Open Mobile Platform" e que estão contratando desenvolvedores, engenheiros de segurança e pessoas para testar a plataforma:
Российский центр разработки новой мобильной операционной системы открыл вакансии https://t.co/2pyoJN4nN0 Пжлст, RT pic.twitter.com/PsUOMRDwlr— Николай Никифоров (@nnikiforov) May 5, 2016
E respondeu um usuário dizendo que o sistema será baseado no Tizen e no Sailfish e que EmBreve™ será vendido em massa lá na SuMãe™ russa:
@dryab @ekozlov Смартфоны на операционных системах #Tizen и #SailfishOS скоро будут массово продаваться в России— Николай Никифоров (@nnikiforov) February 7, 2015
Como vocês frequentam o melhor blog de tecnologia do sistema solar,sabem que o Sailfish OS é mantido pela Jolla e é baseado no MeeGo, que é baseado no Maemo e que é baseado no Debian Linux. O Tizen OS também é baseado no MeeGo, porém é mantido pela Linux Foundation e outras empresas (não só pela Samsung, como vários blogs lixo deixam a entender).
Então não está muito claro porque investir nessas duas plataformas. Talvez o Sailfish OS para smartphones e o Tizen OS para tablets e /ou outros devices como TVs, carros etc.
Ainda conforme o Nikiforov, a Rússia fez um acordo com o HRICS (Huezil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para unir esforços para o desenvolvimento do Sailfish OS (se depender do Huezil teremos o Failfish OS) em resposta à dominação dos EUA em relação a programas e sistemas, como o Windows, Android e iOS no mercado global de tecnologia.
Apesar de toda a qualidade do Sailfish OS, sua história, seus empregados (que são ex-Nokia), não sei porque c*ralhos d'águas esse povo não investe no Tizen OS que ainda tem a Samsung para dar uma ajudinha, e também já que o bagulho é open-source e mantido por uma organização sem fins lucrativos. Ao contrário da Jolla, apesar do seu sistema ser aberto, é uma empresa com fins lucrativos.
Olhem ae o Tizen OS dando sopa, tudo bonitinho, rodando Linux, tem versão para relógios e TVs inteligentes, para veículos etc e tal.
Agora vai, 2016 será o ano do Linux!