20 de novembro de 2016

Instalando a impressora Epson L355 com WiFi no Linux


Estou testando o maravilhoso openSUSE Leap 42.2 com o KDE 5.8 LTS e, no post anterior, um n00b com dificuldade em instalar uma impressora no Linux me perguntou se estava mais fácil instalar uma impressora WiFi nele.

Resolvi testar com minha impressora aqui.


Tenho uma EPSON L355 lixo e instalá-la no Windows é suave, só clicar em adicionar impressora em rede e ele instala automaticamente, já com os drivers.

No caso do openSUSE, usando a ferramenta YaST, eu não consegui encontrar a impressora. Bem, mas também não insisti muito, parti logo para a configuração de impressora do próprio KDE. Ou seja, aparentemente em outras distros, sem o YaST, também deve funcionar.

Aqui o KDE não tinha os drivers desta impressora e isso é ótimo! Mas vamos fingir surpresa.

Primeiro passo: abra o Printer Settings em System.

Lá, clica no botão Unlock e insira a senha do root, depois em Add. Na janela, em Network Printer, selecione Find Network Printer. Ali você coloca o IP da sua impressora e depois clique em Find. Se você não sabe, basta imprimir a página de teste.

Após, vai aparecer algo parecido com isso:


Então selecione a impressora e clique em Forward.

Como eu não tinha os drivers, ele não detectou e pediu para escolher manualmente. Provavelmente não irá achar, mas se achar, beleza.



Então eu fui no OpenPrinting.org e encontrei os drivers da minha impressora. Procure lá caso não tenha no seu sistema.


Não tem segredo, só baixar e instalar. Como aqui é o maravilhoso openSUSE que usa RPM, dois cliques e já era:


Então, refazendo o processo de pesquisar a impressora, ele detecta automaticamente:


Depois de clicar em Apply, vai aparecer a impressora e a tela de configuração. Aí é só imprimir a página de teste e voilá:


Aqui imprimiu tranquilamente.

Pelo que eu pude observar, não há muitas dificuldades. Você só precisa ir em configurações, impressora, adicionar impressora, escolher a opção certa e saber qual é o IP dela.

Um dos problemas é não ter os drivers, mas aí é só pesquisar no OpenPrinting.org. Se não estiver lá, aí sim você tá f*dido. Fora isso, tranquilaço.

Então basta não ser burro e Deus não te odiar que não tem nenhuma dificuldade em instalar uma impressora WiFi no Linux. Não precisei usar o terminal nenhuma vez.