13 de janeiro de 2017

Internet está morrendo... e vai morrer


A Internet como a conhecemos irá morrer e você nem ninguém poderá salvá-la.

Talvez se ela adotar o Android consiga se salvar....

Antes de mais nada, a definição de Internet:

A Internet é uma rede mundial que interliga milhões de computadores em todo o mundo, de vários tipos e tamanhos, marcas e modelos e com diferentes sistemas operacionais.

Ou seja, resumindo, conecta globalmente dispositivos. Apenas isso, nada mais do que isso. Não tem mágica nem precisa filosofar. Liga um computador a outro. Simples assim.

O fato de você simplesmente ligar (e se limitar a isso) dois computadores, o que define o conteúdo que será trafegado são os próprios computadores. Claro, tem a limitação técnica como velocidade, alcance etc. Resumindo, é isso que a neutralidade da rede fala. Se eu quiser usar o Whatsapp ou o Telegram é problema meu.


O que está acontecendo


O mundo é capitalista e corrupto, então todos querem lucrar e foda-se o resto. Claro, tem aqueles pseudo-ambientalistas  que são contra o consumismo mas não abrem mão de tomar um banho quente, mesmo que precise desmatar hectares de florestas para gerar energia. Então não adianta, ninguém vai bater de frente contra os alpinistas sociais. Você vai fazer exatamente o que eles querem.

Internet é o novo petróleo, todo mundo depende dele. O que acontece quando uma sociedade depende de um produto? Vira refém. E alguém vai querer lucrar muito com isso. Nos EUA, a meca do capitalismo, já adota franquia faz tempo... bem, pelo menos lá ainda é barato e de boa qualidade.

No Brasil está começando e isso é inevitál, porém a Internet aqui é cara e um lixo. Por isso não dá para copiar o modelo de cobrança como nos EUA, por exemplo. Mas as operadoras vão e você vai ficar ai chorando. 

Até aí nenhuma grande ameaça a Internet, apenas um abuso (cobrar entre volume e período, dos dois o menor é algo criminoso). O maior problema será cobrar o tipo de tráfego na Internet.

Whatsapp e Telegram usam a mesma conexão, o mesmo protocolo, as mesmas coisas. Assim como o Netflix. A diferença é apenas o volume de tráfego pelo tempo. Uma conversade de meia hora no Whatsapp gasta menos banda que meia hora no Netflix. E daí? Não estamos pagando do mesmo jeito? Qual a diferença entre consumir 1GB em meia hora e 1GB em uma semana? A porra da franquia não cobra exatamente por GB?

Então eles não querem ser apenas abusivos, eles querem ser cuzões.

Isso já acontece como forma de "promoção". Você usar o Whatsapp "de graça" (não desconta da franquia) está favorecendo um serviço. E se eu quiser criar um FoxApp, como vou concorrer com algo "de graça"? Não tem como uma startup competir com uma grande empresa, isso é desleal.

Cobrar de um e não cobrar de outro é algo perigoso. Imagina quando rolar um "aqui você tem o YouTube Red de graça", ou seja, que não usa a porra do YouTube Red vai pagar pelo YouTube Red, porque não existe almoço grátis.

Eu sei que muitos vão associar com lojas, comércios, padarias, sorveterias. Mas a Internet não é uma padaria para fazer promoção com a Kibon.


A bosta por trás de tudo


A falta de neutralidade da rede vai impedir que pequenas empresas crescam. Vai haver um monopólio absurdo de uma grande empresa (olá, Internet.Org), ou seja, você só vai usar o que as grandes corporações deixarem.

Mimimi mas sou livre para usar o PomboZap

Não, você não vai. Se a maioria usa o que é "de graça e não desconta da franqua" você não vai ter com quem se comunicar, certo? É basicamente o que já acontece com o Telegram Vs Whatsapp. Apesar do primeiro ser superior, ninguém usa porque ninguém usar.

Olha a merda que é ficar refém de um único aplicativo. E olha que ainda temos a opção de escolher os aplicativos.

E sobre as franquias... bem, Internet se tornou essencial, ou seja, você vai deixar de comprar leite para ao seu filho se for preciso para ter acesso à rede. As operadoras sabem disso. Metade das mulheres preferem ter Internet do que meter.

Vamos falar do Brasil, onde a Internet é a mais cara. Com a franquia, você estará fodido.

Lembra do data mining que eu sempre reclamo? Então. Isso não funciona por telepatia, ela consome, além da bateria, sua franquia. Pode ser pouco, mas e quem tem vários devices? Windows e Android enviam mais "telemetria" do que todos os carros da Fórmula 1 juntos. Isso sem contar os aplicativos que ficam rodando em background.


O que fazer


Impedir que os apps rodem em segundo plano

Aceita que dó menos. Ninguém vai conseguir mudar. Só teus hábitos que dão para mudar.

Infelizmente no iOS e no Android, nativamente, não dá para impedir que os aplicativos rodem (e consequentemente acessem a Internet) em segundo plano. No android eu ouvi falar do Greenify, mas parece que para ter os principais recursos precisa de root, o que fode se você usar o Android/Samsung Pay da vida, entre outras coisas. Mas pelo menos é alguma coisa.

No Windows e Windows Mobile, você desabilitar de forma fácil. O aplicativo só irá acessar a Internet quando estiver aberto. Isso eu acho muito prático, sinto falta no iOS.


Virar homem e não ficar usando quinhentos aplicativos inúteis

Começando pelo Facebook. Não sou radical, tenho Facebook pelo fato dos infelizes estarem sempre alterando o número de celular e raramente lendo os emails. Eu até tinha o Facebook Messenger quando usava o WP (pois impedia de rodar em background), mas no iOS eu decidi não usar para não gastar bateria nem banda. Então eventualmente eu sou uma passada pelo site para ver se há alguma coisa. Mas se você tem 15 anos e a maioria dos seus amigos usa, aí não tem jeito, vai ter que tê-lo.

Snapchat a mesma coisa, se você não tem 15 anos ou não é famoso, não precisa. WeChat, BBM, Skype... ninguém usa. O Skype até tem alguma utilidade, mas mais no PC mesmo.

Deixei instalado apenas coisas úteis. De rede social eu tenho só o Twitter (notícias) e Instagram (porque lá não tem textões).

Homem que é homem usa o smartphone para comunicação. O email é o mais importante, então deixe apenas 1 ou 2 contas com push (outlook seu lindo) ou um intervalo menor (imap lixo, tipo gmail da vida). Aquela conta surfista19zonaleste@bol.com coloque como manual, e abra apenas quando se sentir carente.

Evitar streaming e mapas online

Se você ouvir 500 vezes a mesma música, vai gastar 500 vezes a banda. Se você tiver em mp3, vai baixar uma única vez. Não que eu esteja incitando a pirataria... mas há vários serviços que você compra a música e baixa para ouvir offline.

Mapas também consomem bastante banda. O esquema é usar mapas offline como o HERE WeGo no Android e iOS ou baixar os mapas no aplicativo nativo do Windows / Windows Mobile.

Compre DVDs de show... ou melhor, vá na porra dos shows, caraio! Em vez de dar dinheiro para essas filhas da puta de operadoras, vai lá prestigiar seu artista, vá no cinema jogar pipoca nos tontos que não param de falar durante o filme, vá passar raiva na fila do Cinemark.


Não compartilhar coisas inúteis e dar esporro em quem faz


Eu sou radical, bloqueio no WhatsApp quem fica mandando corrente. Se achou ruim vai ter que reclamar via SMS. Até um tempo atrás quase metade do tráfego da Internet era spam e correntes inúteis.

Se você é admin de um grupo e alguém manda aquele video de 2009, remova. Se você está no grupo da faculdade e ficam repassando aquela coisas inúteis do 9GAG, saia.  E se você tiver a oportunidade de enfiar um tapa no pé da orelha do infeliz, faça.

Isso foi uma praga nos e-mails, foi para o Orkut, Facebook e agora chegou ao Instagram e WhatsApp.

Seja macho e corte o mal pela raíz.


Pare e acessar sites pesados e inúteis


Pare de ficar perdendo o tempo em redes sociais e em páginas pesadas. Veja esse blog maravilhoso, é puro texto. Só o logotipo é um png de 6KB e as capas dos posts com em média 100 a 200KB. Claro, tem os infelizes que vem aqui e postam gif de 2MB nos comentários, mas que serão banidos em breve.

Quer ver a previsão do tempo? Use o aplicativo do celular ou então alguma página lenta. Alias, se usa um app, deixe a previsão apenas da localidade. Já vi gente que nunca saiu do condomínio e tem até Frankfurt nos favoritos. Pra quê?

Uma coisa legal no Vivaldi é que mostra o quanto a página que você acessou consumiu. Os outros browser poderiam adotar isso nativamente também. Pelo menos dá para ter uma ideia dos sites pesados que não merecem sua atenção.


O que vai acontecer


Não sabemos e isso é ótimo!

Mas com certeza vão te foder. Vão cobrar por cada byte. Vão te fazer gastar a franquia o mais rápido possível para você contratar pacotes maiores. Vão enfiar Internet of Things até na sua escova de dente para minerar seus hábitos e te fazer gastar com franquia.

Esteja preparado, seu verme!