Em um evento hoje em Shanghai, a Microsoft anunciou algumas coisas, entre elas uma versão especial do Windows 10 Enterprise para a China para atender critérios governamentais.
E algo está errado.
Apesar disso, até os Chineses sabem que Windows é melhor que o Linux tanto no governo quanto em fábricas. Alias, até para produzir iPhones eles usam Windows eles usam.
Porém, pela primeira vez, a Microsoft fez uma versão especial do Windows para os chineses. O governo já havia solicitado o código-fonte do Windows, obviamente a Microsofr recusou porque em menos de 3 dias haveria um Ulindous no mercado.
Isso mostra duas coisas:
1. O Windos 10 Enterprise tem tanto bloatware e telemetria que o governo chinês ficou com receio da Microsoft e o governo dos EUA roubarem informações do governo e das empresas lá (chineses reclamando de roubo de informação chega a ser engraçado);
2. O Governo chinês , ao usar suas soluções (como criptografia própria etc.), é para ter maior controle e vigilância sobre seus empregados e, não ficou claro se essa versão será também para o mercado, para o restante da população.
Não importa se o item 1, 2, ou ambos estão certos, isso só comprova como cada vez mais a Microsoft tem total controle sobre o seu sistema operacional aí instalado.
Recentemente um analista de segurança de TI desocupado resolveu instalar o Windows 10 Enterprise e analisar os processos, conexões etc e foi comentando no Twitter, depois compilou e postou aqui. Mais um entre várias análises que mostra o óbvio e manjado que até a porra do Photos mantém uma conexão com a Internet. E não adianta criar políticas, desinstalar, remover, rezar, benzer etc. E se isso acontece até com a versão Enterprise, imagina com as demais. Não é atoa que a MS está cagando para o Windows 10 Home, Pro, S, Starter, Trainee, Noob etc.
Enfim, mesmo com aquela porra de Firewall de nível continental, toda a vigilância, toda censura, todo controle a China praticamente obrigou a Microsoft a criar uma versão especial de um sistema operacional, é porque tem algo de errado.
O que está errado? Ainda não sabemos.