10 de agosto de 2017

Blockchain é o futuro


A criptomoeda Bitcoin introduziu o blockchain para gerenciar as transações de forma pública. Mas que p*rra é um blockchain? Não sabemos!

Mentira, aqui é o melhor blog do cone sul e você não ficará na mão.

Não sei ao certo qual a tradução de blockchain, talvez cadeia de blocos, já que as transações são feitas em blocos ordenadamente para que todas as transações tenham seus históricos verificados e blablabla.

Pense num livro-razão da contabilidade. Nesse livro ficam registrados todas as operações de uma determinada conta contábil (por exemplo: máquinas, empréstimos etc.):


Então todas as movimentações são registradas nela. Agora pense num livro-razão que registra todas transações de um determinado serviço, como o Bitcoin. Todas as transações feitas ficam registradas num blockchain.

Sim, se você quiser usar o Bitcoin por conta própria (e não depender de serviços) vai precisar baixar a porra toda do blockchain, que hoje tem cerca de 145GB.


Pela natureza da operação, a estrutura blockchain precisa ser open-source. E por ser open source, já aprendemos com o linux e android: fragmentação. Por isso, a Linux Foundation está tentando emplacar o projeto Hyperledge (Livro-razão Fodão na tradução G1zmudo) para criar uma estrutura e plataforma para integradar vários outros blockchains para ser usado na indústria, instituições financeiras, prestadores de serviços. Para que? Para possibilitar uma integração entre a p*rra toda e não se transforme num Android, todo fragmentado. E a p*rra é tão séria que grandes empresas estão envolvidas, inclusive Intel, IBM, CISCO, até mesmo a Red Hat e bancos.

A p*rra está tão séria que até a Microsoft acabou de anunciar o CoCo Framework (Estrutura de Merda, na tradução Gizmodo), que vem de confidential consortium, um esquema open-source onde um protocolo desse livro-razão (ledger) para rodar em sistemas operacionais e virtualizações em ambientes seguros e acelerar a adoção dessa tecnologia e já tá com esses papos ae de blockchain as a service. Alias, tudo para MS hoje é serviço

Blockchain é uma tecnologia que veio para ficar. Não é só para registrar transações financeiras (como criptomoedas), mas também para qualquer informação que precisa ser registrada com total independencia, sem ter algum administrador, alguém que possa alterar (e com isso fraudar) qualquer registro, já que o blockchain é descentralizado e qualquer um pode tê-lo para confrontar com os demais, dificultando as fraudes, já que todas as transações são validadas, verificadas etc.

Não manjo dessas paradinhas, mas se eu fosse da área de TI eu iria apostar nisso. Então, vocês que programam em Java, Cobol ou fazem sites para os tios, pensem nisso.

Até estou pesquisando mais sobre isso para iniciar um projeto.