6 de dezembro de 2017

A verdade sobre o Bitcoin


Aprendemos que moeda é aquela coisa redondinha metálica e dinheiro é aquele papelzinho colorido. Mentiram para você todos esses anos.


Nota: Raposão não possui bitcoins nem pratica venda a descoberto com sua desgraça e os assuntos esclarecidos são mera ficção não tendo nenhum compromisso com a realidade.


Dinheiro Vs Moeda

Ambos servem como meio de troca, ser durável, divisível (contável) e blablabla. A diferença é que o dinheiro é a forma de como é feita a transação, seja papel seja cartão de crédito, tem valor instríseco.. uma nota de 10 reais vale 10 reais e pronto. Já a moeda tem valor na fé, ou seja, 10 reais valem o que? Um pastel? Um boquetinho?

Antigamente usavam o ouro, prata etc como dinheiro porque era fácil de transportar, durável, divisível, todo mundo aceitava etc.  Usar um peixe como dinheiro não é viável porque estraga, difícil de dividir, um peixe pequeno vale mais do que um peixe grande. Durante anos os países usavam o ouro para lastrear sua moeda. Mas isso já mudou por motivos óbvios: ninguém come ouro. Então é o país em si que lastreia sua moeda, sua economia, geração de riqueza etc. 

Um real hoje vale 3,1 bolívares (Venezuela) segundo o câmbio oficial. Você realmente acha que isso? Acha que com 30 bolívares daria para comprar um pastel (~ 10 reais) ? Na prática o bolívar representa 1% do valor oficial. Um iPhone lá custa uns 150 mil reais. Porque não há mais fé na moeda, pouco importa o que o governo diz.

É aí que chegamos a nossa incrível jornada pelo estouro da bolha do bitcoin: o dinheiro (número) não é nada sem a moeda (fé).



Bitcoin

O que o bitcoin é? Segundo a maioria dos bancos centrais pelo mundo, é apenas um ativo, não é uma moeda.

No Brasil, se você comprou 10 bitcoins por 3 mil reais cada, terá que declarar no imposto de renda que possui 10 bitcoins pelo valor de 30 mil reais. Se resolveu vendê-los quando valia 30 mil reais cada, terá que declarar que teve uma receita de 270 mil reais com a baixa dos 10 bitcoins e será tributado por isso.
 

Bitcoin Vs Ouro

Já vi no Gizmodo um verme comparando bitcoin com ouro. Vamos lá, então.

Critério moeda: fé

Comentei que ninguém é obrigado a aceitar bitcoin. O Mc Donalds não é obrigado a aceitar bitcoins, ao contrário do Real ou Dolar (nos respectivos países), então um infeliz falou que você não consegue comprar um hamburguer com ouro. Não consegue?

Imagina alguém chegar no atendente do Mc Donalds com ma pepitinha de 10g de ouro. Você acha que ele iria aceitar? Não, mesmo que 1 grama de ouro vale 130 reais.

Você acha que não iria aceita porque um hamburguer vale mais do que 10g de ouro ou porque ele não sabe valorizar 10g de ouro? E mesmo que soubesse, não saberia como fazer a transação? Se fosse burro ele não aceitaria, se fosse esperto chamaria o gerente... se fosse gênioiria  aceitar, colocar no bolso, pagar com o próprio dinheiro o hamburguer, não iria emitir nota fiscal, sonegaria e segue o jogo. Depois vendia o ouro porque sabe que tem fé no mundo inteiro.

Você consegue vender ouro em qualquer lugar, em qualquer esquina. Tem alta liquidez. Você não vai morrer com o ouro na mão. Até no meio de uma favela você consegue vender esse ouro para os amigos do Adriano.

E o bitcoin? Vai lá na Rocinha comprar um picolé com 1 bitcoin de 30 mil reais.

"Mimimi mas favelado é tudo burro, é só trocar na corretora e sacar o dinheiro"

Não importa se vale 1 bilhão ou não, se a moeda não tiver importância para quem for receber é a mesma coisa que nada. A moeda precisa ser negociável.

Já o ouro, o favelado recebe, vai para a cidade e revende, pronto. Ela consegue usar como meio de troca. Bitcoin está fora da realidade para 90% da população. Pode servir pra meia dúzia de pessoas, mas para a massa, não.

Critério dinheiro: números

Quem define que aquela onça-pintada vale 50 reais? O governo. Se você tiver 10 papéis com onças-pintadas, terá 500 reais. Tem valor instríseco, você armazena e usa quando e como quiser.

Quem define 1 grama de ouro? A gravidade. Alguém foi lá e multiplicou a massa pela gravidade. Então quer dizer que 1 grama de ouro vale menos na Lua? Parece piada, mas a gravidade no Monte Everest é menor do que no nível do mar. Em volumes enormes de transações durante décadas poderia causar diferença significante. Quem criou o ouro? A natureza. Como antigamente não era possível criar ouro, era usado para evitar falsificação, por exemplo.

E quem garante que 1 bitcoin é 1 bitcoin? O próprio sistema. Na teoria só é possível existir 21 milhões de bitcoins e (acredito) limitado pelo blockchain. Se tentararem criar 21 milhões e 1 bitcoin o sistema dará tela azul. Ou não, vai saber. Se isso acontecer com certeza o valor do bitcoin será igual a zero dólar.

Então bitcoin é dinheiro ou moeda?

O bitoin existe, posso transportá-lo, posso dividí-lo (até 8 cadas decimais) e posso armazená-lo perpetuamente e, até um certo alcance, eu posso negociá-lo (comprar e vender coisas). Ótimo, são os critérios para ser dinheiro e moeda.

Bem, a moeda é baseada na fé, perde e ganha valor, assim como o bitcoin. Já o dinheiro tem valor próprio, um 1 bitcoin é 1 bitcoin e pronto, ninguém pode criar bitcoin (você não cria bitcoin, você o descobre). Então o bitcoin seria a revolução no sistema financeiro?

O problema

Se a moeda de um país vale mil reais é só governo imprimir mil reais em dinheiro. Se a moeda valer 2 mil reais é só imprimir 2 mil reais em dinheiro. Se tiver 10 mil reais em dinheiro sendo que a moeda não vale isso, vai dar merda. Inflação. Caos. Crimes. Estupros. Fakes no Disqus. Voltamos ao caso da Venezuela, onde o governo acha que 1 bolívar equivale a 6 dolares, mas na prática mal vale 1%.

Se eu tenho 10 reais eu como um pastel hoje. Se amanhã o dolar disparar e valer 100 reais, eu vou continuar comprando meu pastel de 10 reais (obviamente supondo que nada na cadeia tem algo atrelado ao dolar, se o trigo for importado vai aumentar).

E o que faz o dolar ser maior ou não que o real? A riqueza produzida (tecnologia, alimentos, produtos etc). Um país produz bons produtos e o outro país produz produtos ruins, qual terá a moeda mais forte? Você trocaria a mesma quantidade de bananas por um carro bom e um carro ruim? Não, um carro bom vale mais bananas. Agora, se são carros iguais e as bananas que são ruins ou boas, você precisará de mais bananas ruins do que bananas boas para comprar o mesmo carro.

Por isso que a diferença na variação cambial nem sempre é porque a outra moeda é forte, mas é a outra que ficou uma merda. Por exemplo, o dolar pode aumentar mas o euro não em relação ao real, porque foi o dolar que valorizou, não o real que desvalorizou, se fosse o real ambos teriam valorizados.

Então quem vai garantir a qualidade dos bitcoins? É puramente especulativo. Você realmente acha que 1 bitcoin vale um carro Fiat Mobi? Tá certo que é Fiat, mas pelo menos te leva nos lugares.

Você acha que 10 bitcoins hoje valem um apartamento de 450 mil reais?

Então não, bitcoin não é moeda. Ela não é baseado na fé, ela é baseado na especulação.

Quando você tem dinheiro, não importa se é papel ou se está lá no saldo bancário, está lá. Ninguém pode dizer que seus 100 reais no bolso magicamente virou 90 reais. No caso do ouro ele vai se desgastando ao longo dos anos, então 1 grama pode não ser mais 1 grama daqui uns 10.. 100 anos. Por isso que o dinheiro em papel ou eletrônico é melhor.

Se você rasga uma nota de 100 reais é só você ir no banco e trocar. Se o servidor do banco dá pau é só puxar o backup. Sim, se vc enterrar 100 reais e esquecer, já era. Mas já faz um bom tempo que as pessoas não enterram mais o dinheiro.

Um bom exemplo é quando alguém tenta roubar um caixa eletrônico e na violação é lançada uma tinta rosa para inutilizar o dinheiro. Naquele momento o dinheiro perdeu o valor para quem não é o dono dele. Se o dono conseguir recuperar, é só ir ao banco central, inutilizar aquelas notas através dos números de série e reimprimir.

Ou seja, até um certo ponto o dinheiro atual não se perde ou é replicado. Ele é seguro.

No caso do bitcon a segurança é extrema. Na teoria você não pode passar dos 21 milhões de bitcoins. E não basta ser o dono do dinheiro, tem que ter a posse dele através da chaves da carteira. Se você perder as chaves, já era, vai se perder pra sempre, não tem como recuperar.

Imagine que apenas o ouro é usado como dinheiro e no mundo há 1 tonelada de ouro. Com o tempo o ouro vai de degradando literalmente, perdendo massa. Vai chegar um momento que haverá apenas 500kg. Ou 300kg. Ou 100kg, até desaparecer. Claro, é um cenário surreal.

Aí você vai pensar... "ué, se metade do ouro sumiu,  então se um carro vale 100g de ouro, é só fazer uma continha de regra de três, um carro agora vai valer 50g de ouro!" Mágico! Aí a pessoa que tinha 100g só poderia comprar 1 carro, vai poder comprar 2 carros... sem o menor esforço! Sem produzir nada!

Então talvez uma das melhores características do bitcoin, que é a segurança, pode ser um grande problema no controle inflacionário.

É por isso que eu acredito que o bitcoin não deveria ser usado como dinheiro.

Se tem algo bom nisso é o blockchain. Todas as transações são abertas, descentralizadas e amarradas, dificultando muito qualquer tipo de fraude. Não é a toa que esse modelo de blockchain está sendo estudado por várias entidades para ser usado. O modelo blockchain foi criado pra ser usado no bitcoin, mas ele não é o bitcoin.

Agora sim, e por que seria uma bolha?

Bolha é algo grande porém vazio. E uma hora vai estourar, é questão de tempo.

A bolha imobiliária nos EUA estourou porque todo mundo saiu comprando casas. Aumentou a demanda, aumentou preço. Quem já tinha casa de 50 e passou a valer 100, hipotecou, pegou o dinheiro pra comprar carros, lanchas etc pra viver o American Way of Life... e depois ia pagando os 100 aos poucos. Os juros eram variáveis, o preço disparou e a galera não conseguiu pagar. Muita oferta e pouca demanda, os preços caíram. Com os calotes, os bancos não receberam, quebraram e não pagaram os investidores diluídos no mundo inteiro.

Mas o bitcon é diferente, né? Ninguém está usando como instrumento financeiro. Ninguém está fazendo empréstimos para comprar bitcoins e pagando as parcelas com a diferença na compra e venda. Ninguém comprou computadores caros financiados para minerar bitcoins.

Atualmente há 12,5 milhões de bitcoins, 60% do total. A cotação hoje está em 12,8 mil dólares. Ou seja, se todos os bitcoins fossem negociados teria o valor de 160 bilhões de dolares, quase meio trilhão de reais. O PIB brasileiro em 2016 fechou em 6 trilhões de reais.

O Brasil inteiro produziu 1,8 trilhão de dólares em um ano. A expectativa é que 2017 feche com um crescimento de 1%. Bem, 1% de 1,8 trilhão é 1,8 trilhão. Vamos considerar então 1,8 trilhão de dolares o PIB brasileiro em 2017. Se todos os bitcoins tivessem sido minerados, hoje valeria 15% do PIB brasileiro. Algo totalmente sem nenhuma garantia vale 1/7 de um país.

E por que vai estourar?

Mais da metade dos bitcoins já foram minerados. Entre 2016 e 2017 os bitcoins aumentaram em 4% enquanto a valorização foi de 1.100%. O valor do bitcoin subiu não por causa da mineração, mas por causa da especulação. Isso é fato.

E especulação não é dizer "eu acho que 1 bitcoin vale 10 mil dolares", especulação é pagar 10 mil dolares por 1 bitcoin. Ou seja, tem gente pagando pelos bitcoins, não comprando computadores para minerar. Comprar PC pra minerar é o menor dos problemas.

Resumindo

Em 31/12/2016 haviam  16,1 milhões de bitcoins por 15,6 bilhões de dólares. Em 04/12/2017 haviam 16,7 milhões, aumento de 4%, no valor de 194 bilhões de dólares, ou seja, aumentou quase 180 bilhões de dólares. Totalizando mais de 630 bilhões de reais.

Se eu fizesse um gráfico ficaria surreal. Então vai uma tabelinha:

Se você tivesse dois apartamentos de 350 mil reais cada e precisasse vender um, venderia por 10 bitcois ou por 350 mil reais? Então seu verme filho da pulta, pense duas vezes antes de falar que bitcoin é dinheiro e seguro.

O apocalipse está chegando, as telecom vão controlar as informações na Internet. Apenas 10% conseguirão se salvar e viver as custas de vocês, literalmente. O Bitcoin será o último golpe para o caos financeiro, social e ambiental.


Que deus tenha piedade dessa multidão de escravos.

No dia seguinte eu irei liderá-los. Anotem.

"Que a luz caia sobre todos aqueles que mergulharam na escuridão por terem desconfiado da palavra da Raposa."
Arktikvs, 3:11