9 de setembro de 2023

Eu, zuero

Meses atrás gerei um texto no chatGPT para tirar onda no grupinho do trabalho no zap e quase saiu do controle

 

Todos estavam na expectativa de receber o bônus de resultado. Eis então que resolvi tirar um sarro: fui no chatGPT e pedi para criar um "informativo" da administração dizendo que esse ano não teria bônus. Copiei, colei no grupo do zap do trabalho e fui dar um Mijão.

O texto era extremamente formal. Não fiz questão nem de adaptá-lo. Simplesmente não alterei PorraNenhuma™. Haviam termos que não fazia sentido para aquele ambiente de trabalho.

Enquanto eu estava mijando, pensei: "quando eu voltar estará todo mundo rindo". 


Eis que volto e estava todo mundo preocupado, putaço e compartilhando o "informativo" com outros departamentos. Pronto, "fodeu", pensei eu. Mandei print do chatGPT dizendo que era uma piada só e para avisar todos. No dia seguinte ainda tinha gente respondendo a mensagem perguntando se era sério o cancelamento do bônus.

 

Foi um Teste de Turing ao vivaço.

 

Isso me deixou duplamente triste. Primeiro porque percebi que a AI vai enganar muita gente e porque eu estou rodeado de idiotas que acreditam em qualquer merda sem desconfiar. Se até pessoas com alguma qualificação acreditam, imagina SuaMãe que acredita até em shitcoins.

Bem, a AI no meu trabalho por enquanto não tem muita utilidade. Muitas vezes recebo documentos com alterações que o infeliz não aponta o que foi alterado, então uso o chatGPT para dizer quais são as diferenças entre os textos. Ou então aqueles textões inúteis, peço para fazer um resumo só para dizer que não sei do que se trata, numa eventual reunião igualmente inútil.

Em DUNA, as pessoas não usam computadores com medo de serem escravizadas pela tecnologia, deixando que os computadores decidam por nós. E é o que acontece hoje, os algoritmos decidem o que vocês vão assistir no YouTobas, ouvir no Spotify, comer no iFood etc.

Certamente a AI vai ficar pau a pau com a religião, onde as pessoas vão acreditar sem questionar qualquer asneira.

 

Já era.





Nenhum comentário:

Postar um comentário