25 de dezembro de 2015

Operadoras usaram em causa própria bloqueio do WhatsApp



A culpa do bloqueio do WhatsApp foi da justiça, não das operadoras que apenas seguiram ordens. Assim que a Sinditelebrasil (syndicate sindicato do setor), divulgou que as empresas tinham decidico cumprir a decisão judicial.

Foi uma decisão esquisita, já quem em fevereiro do ano passado a justiça do Piauí também havia exigido o bloqueio do app e as operadoras se negaram e recorreram individualmente. Ou seja, todas elas entraram com recursos porque não queriam bloquear.

Mas por que dessa vez foi diferente?

Eu até tinha afirmado que o WhatsApp não seria bloqueado pois era o mesmo caso com o juiz piauiense, mas errei por 13 horas até um desembargador limpar a cagada. Eu errei porque eu esqueci que a justiça é lenta e também que, dessa vez, as operadoras tinham interesse em bloqueá-lo. Raposão não ter acertado com 100% de previsão? Tem algo errado.

A Oi foi a única que entrou com um habeas corpus para suspender o bloqueio, enquanto as demais como a Vivo, TIM e Claro tiveram uma atitude diferente do ano passado e simplesmente cagaram, acataram as ordens da justiça sem questionar.

Segundo a Folha, o executivo José Félix da América Móvil (que controla a Claro) disse que o Facebook estaria "buscando portas de acesso alternativas para furar o bloqueio" e que isso era atitude "típica de sites criminosos, pirataria e pedofilia".

Em agosto, o presidente da Vivo, Amos Genish, disse que o WhatsApp é "pirataria pura" porque usa o número do celular como identificação para chamas voip, agindo como uma "operadora sem licença". Ele só esqueceu do detalhe que, para usar o WhatsApp, precisa pagar para usar a Internet.

Rumores  de que a America Móvil (Claro) e a Telefônica (Vivo) estariam em uma parceria para criar uma empresa de aplicativos para concorrer com o WhatsApp.

Não sei porque a Oi não deixou de bloquear, não sei se não deu tempo ou sei lá o que. Mas pelo menos ganhou um voto de esperança. Vou pesquisar pra ver se vale a pena trocar a Vivo cuzona pela Oi Jedi



Atenção: Esse post não foi patrocinado pela Oi e nenhum outra empresa. O Expresso do Ártico é um blog totalmente independente e comprometido, assim com o Baidu Personal Antivirus, e é um jornal a serviço para o Brasil, assim como a Folha de São Paulo.