9 de março de 2016

Microsoft lança sistema operacional baseado no Debian



Se você ficou surpreso pelo fato da Microsoft decidir lançar o SQL Server para o Linux, agora sente a pressão:

"A Microsoft acaba de lançar o sistema operacional SONiC, baseado no Debian GNU/Linux...


...para switches"!

Deixando o momento Gizmodo de sensacionalismo, claro que não é um sistema que você vai instalar aí no seu laptop para rodar o Gnome. Mas o fato dela usar o Debian em switches (aquela paradinha que você liga vários cabos para montar uma rede), já mostra muita coisa.

Como vocês sabem (porque leram no Expresso), a empresa DEVELOPERS!!x3 ganha mais dinheiro com produtos e serviços com servidores e nuvem (e também com jogos, e a infeliz está se desfazendo de vários estúdios de games, vai entender, pqp MSFT é muito burra.. quando começa a vender, se desfaz), nada mais natural do que levar para onde as pessoas usam, com o SQL Server para Linux.

Segundo o The Register, o sistema, apelidado de SONiC (Software for Open Networking in the Cloud), basicamente é uma ferramenta que roda no Linux (atualmente baseado no Debian) para controlar, gerenciar etc um switch, que no caso é o Azure Cloud Switch (ACS), o cérebro da plataforma de nuvem do Microsoft Azure.

O sistema não será vendido ou terá suporte técnico para clientes, por enquanto será usado nos próprios serviços da Microsft, no Azure. Ou seja, você pode baixá-lo e usar por sua conta e risco pelo GitHub dele.

Lembram quado falei que a Microsoft é a nova IBM? É, capaz de se tornar mesmo. Mercado corporativo é o que dá dinheiro. Bastar ver a diferença de lucro com o Office empresarial do consumidor comum.

Microsoft deixando de lucrar cada vez mais com Windows, dando a atualização de graça, fazendo vista grossa com as versões piratas, liberando produtos para o Linux e agora fazendo um sistema operacional para switches de sua própria nuvem. É, quem diria!


Em 2017 vai ser o ano do Linux! É melhor você aprender a usar o Linux senão vai perder o emprego para o sobrinho do primo do vizinho da copeira da empresa.

Até a Microsoft está investindo no Linux!

Sabia que os  sistemas que usam ou tentam usar os padrões POSIX (esses "unix-like") costumam usar X no final? Como o Linux, AIX (da HP), IRIX (descontinuado, da Silicon Graphics), MINIX (praticamente abandonado), ULTRIX (também descontinuado). Até a Microsoft tinha um, o XENIX (também descontinuado, será?)  Já o OS X da Apple significa 10, porque eles são tontos, mas usam o X no lugar do número.

E esse Windows 10? Windows X? Será que o salto do 8.1 para o 10 não tem algo a ver? Será que é mesmo por causa da versão do sistema (ver6.1 = win7 / ver6.2 = W8 / ver6.3 = W8.1 / ver6.4 = win10)? Ainda mais com esses papos aí que o nome "Windows 10" será o último, só mudará o número das builds? E com o subsistema do Linux (que muitos acham que é do Android) ???


Na verdade eu só acho que é só uma coincidência mesmo.