31 de março de 2016

Bots são os novos Lumias



Quem assistiu o primeiro dia da //BUILD/ 2016 percebeu que a Microsoft falou mais de bots, e da Cortana, do que do próprio Windows Phone Mobile

Microsoft é a nova Skynet?

Ela falou do HoloLens, falou do Windows 10, falou do bash rodando no Windows, falou da caneta, falou de tudo menos do W10M. Mas o que chamou a atenção foi a importância da Inteligência Artificial.

Todo mundo sabe do fail que foi o TAY, que virou nazista graças ao 4CHAN. mostrando que a AI é algo muito delicado. As pessoas levam anos e anos para se desenvolver através  da experiência na vida. Não basta apenas aprender, tem que vivenciar. Provavelmente uma criança no meio de nazistas se tornará nazista. Ou seja, não adianta querer pegar uma AI e enfiar no meio da sociedade como se ela soubesse filtrar as coisas.

Qual o melhor filtro? A vida. Talvez por isso que a MSFT quer que você use a AI dela em vários lugares: para pedir pizza na web, via Skype ou até mesmo Telegram (sim, os bots dela rodam no Telegram em vez do Whatsapp, será uma forma de tentar acabar com a liderança do feice?) justamente para alimentar seu o Big Data.

Ao contrário da SIRI, que apenas faz o que você manda, e o Google Now, que traz spam informações sobre o que você precisa, ela quer ser o centro de tudo. Sem entrar no mérito de quando ela irá funciona plenamente, EmBreve ou não, a questão é que o Nutella Nadella está apostando nisso.

A AI não serve apenas para você conversar sobre qual sabor de pizza ou o tempo que você vai levar até o aeroporto conforme seu bilhete, provavelmente será usada até mesmo para criar e auxiliar na criação de softwares, transporte urbano, arquitetura, engenharia e outras coisas mais técnicas. Ou servir de boneca sexual.

Quem assistiu o filme Ex Machina deve lembrar da fala do Nathan, um Suckerberg Zuckerberg da vida, que diz que todo esse data mining era um petróleo nas mãos de quem não sabia o que fazer, que a maioria usava apenas para publicidade e tal em vez de algo ligado a AI. Bem, algo assim, não lembro direito, só lembro da japinha delícia.



Talvez seja isso que a Microsoft esteja tentando fazer. Já que o Bing é uma bosta e o Windows Live Spaces foi mais infeliz do que o Orkut (Google deve se arrepender até hoje de não ter actreditado no Büyükkökten), só resta o que ela ainda tem: Windows, Cortana, Skype, GroupMe, Office e alguns poucos que acreditam nela que irão usar na Web.

Mas ela foi com muita sede ao pote. Falhou miseravelmente com a TAY. A Cortana tem mais futuro.


Claro, não abandonou o Windows 10 Mobile, até porque já torrou muita grana e é derivado do Windows 10, mas não há dúvidas que a nova menina dos olhos da Microsoft é a Inteligência Artificial.