19 de maio de 2016

Chrome OS rodará apk, mas não do jeito que você imagina


Tem muito blog lixo que falava da fusão do Android com o Chrome OS, de rodar .apk no sistema de desktop do Google e outra coisas. Veja como realmente é e será.

Antes de mais nada, Android não é uma distro de Linux. Chrome OS é (ou deveria ser) Linux. Na verdade é baseado no Gentoo Linux, apesar de pouca gente saber. Já até li comentários geniais dizendo que "Chrome OS é melhor que o Linux". Resumindo, rodar .apk no Linux não é tão simples como rodar no próprio Android.


Em algum momento, o Google estava usando o ARC (Android Runtime for Chrome) para trazer os aplicativos para o Chrome OS via Chrome. Se você achava pesado o browser do Google, imagine rodando apks. Obviamente essa foi uma ideia de jerico.

Fundir o Chrome OS e Android, como muita gente acha e vários blogs lixo publicaram, não vai ocorrer. Não antes do ano do Linux ou do Surface Phone. Então qual foi a ideia genial do braço da Alphabet? Usar containers!

Talvez a melhor forma (quem sou eu para discordar do Página) de trazer os milhões de apps de peidos para o Chrome OS seja através de containers (alias, isso está na moda), pelo menos é o que diz o Ars Technica. Mas que porra é essa?


Bem, nem eu sei direito o que é, se alguém souber detalhar de forma mais simples, eu agradeço. Na virtualização você precisa de um sistema operacional em cada máquina virtual, já usando containers não precisa, ele usa do da própria máquina real. Ou seja, entre outras coisas, precisa de menos recursos.

Então pelo que eu entendi, vez de rodar o apk em uma Runtime no Chrome, o novo esquema vai usar a framework do próprio android, seus binários, bibliotecas, dependências etc dentro do container, ou seja, tudo o que precisa estará lá. E por não rodar em um sistema operacional a parte, tem uma maior interação o sistema operacional da máquina real, suas APIs, outros programas etc.

Enquanto o ARC continuará usando (enquanto existir) a Chrome Web Store, esse novo modelo usará a própria Google Play Store.

O Androidd app framework será atualizado diretamente com o Google, assim como os Nexus, e atualizações frequentes de seguranças

O Google planeja trazer 100% dos apps do Android para o Chrome OS, o que eu acho improvável porque alguns devs provalmente não irão liberar (como WhatsApp que não libera para tablets/ipads).

Ao contrário dos UWP da Microsoft, onde os apps mudam o layout para adaptar ao tamanho da tela, os apps para android no Chrome serão iguais ao do Android, sem nenhuma adaptação ao layout, uso básico de teclado e mouse (sem atalhos do teclado, por exemplo). Então vai ser como você usar um tablet Android com mouse e teclado, o que não é tão produtivo quando um app que aproveita melhor o uso de ambos.

Ah, e o mais incrível porém já esperado: a equipe, por enquanto, não pretende abrir o código-fonte. Ou seja, Google usa e abusa da comunidade e na hora de retribuir, foda-se. Usar kernel Linux, softwares GNUs e o caraio a 4, blz, mas levar seus produtoz para o Linux? Nem, não tem "marketshare". "Don't be Evil" meu zovo.

Faz sentido e será decente rodar um app num container? Não sabemos.


Editado agora pouco