19 de maio de 2016

Criadores de ransomware pedem desculpas pelo vacilo


Talvez por peso na consciência ou por livre e espontânea pressão, os criadores do famoso ransonware TeslaCrypt resolveram publicar a master key para descriptografar os sistemas que ainda estão comprometidos.

Basicamente ransonware é uma virose um vírus que criptografa seus arquivos (e sistema) e pede resgate. Você paga, geralmente em bitcoins, e recebe a chave para descriptografar e voltar a usar. O preço costuma ser baixo e eles realmente dão a chave, tanto é que o próprio FBI recomenda pagar aos sequestradores de dados em vez de perder tempo tentando resolver (ou simplesmente porque as autoridades não querem mais serviços).


No caso do TeslaCrypt, o foco são jogadores. Ele usa criptografia para sequestrar os teus jogos, em vez de atacar o sistema ou outros arquivos importantes. Provavelmente os crackers devem ser n00bs, campers que só perdiam no Quake. Provavelmente devem ser jogadores frustrados de Counter-Strike, Battlefield, Call of Duty e outros lixos de FPS.

Frequentadores do melhor blog de tecnologia são espertos e provavelmente não foram vítimas. Mas se SuaMãe™, seu primo ou aquela sua tia burra abriu um PowerPoint com imagens de Jesus e infectadou seu computador, e agora não pode mais jogar Minecraft, a solução é simples.


Basta baixar a ferramenta deles, a TeslaDecoder (dica: se você não foi vítima, recomendo não rodar por curiosidade) e seguir o excelente tutorial do BleepingComputer elaborou.

Enfim, as pessoas se arrependem de coração e outras vezes precisam de um estímulo.