22 de maio de 2017

O guia completo para largar a Microsoft


O Gizmo247 publicou uma matéria interessante para quem quer deixar de ser feito de trouxa pelo Google. Então resolvi fazer algo parecido mas com a Microsoft.

Quer saber como se livrar do Bill Gates? 

Muita gente acredita que a Micro$oft com seu Ruwindows é cão vermelho na Terra. Já foi processada, criticada etc e tal. Então se você foi forçado pela sua escola ou oprimido pela sociedade a usar seus produtos e finalmente deixou de ser reacionário e busca novas aventuras, irei te guiar nessa incrível jornada. Se até o Ballmer conseguiu abandonar a Microsoft, imagine você.


SISTEMA OPERACIONAL

O Windows é um sistema pesado, arcaico, cheio de falhas e que, ao longo do tempo, só vem ganhando mais e mais bloatware. Pior, a telemetria faz inveja aos carros da F-1. Então vamos as alternativas.

Se você não quer trocar seu hardware atual e tem um QI de três dígitos, você pode usar o Linux. Há diversas distribuições que entregam uma boa e fácil experiência desktop. Temos o Fedora, o openSUSE, Debian (ou a versão chinesa, Deepin) ou então para quem está desempregado tem o Slackware e o Arch. Se você foi adotado, também pode experimentar os BSDs, como FreeBSD e OpenBSD.

Mas se você não consegue usar Linux e quer um sistema fechado e comercial, o jeito é partir para um macbook ou chromebook, ou seja, não poderá reaproveitar seu hardware. Até pode fazer o hackintosh para rodar o macOS ou outra gambiarra para tentar usar o chromeOS... mas vai por mim, vai ficar uma bosta. 

Resumindo: Se você não quer usar o Linux, pague por um macbook ou chromebook.


SUÍTE DE ESCRITÓRIO

O Office é um produto incrível, porém é da empresa do capeta. Há diversas suítes alternativas que não chegam aos pés dele, mas não iremos nos curvar ao tinhoso. Vamos as alternativas.

Sem dúvida nenhuma o segundo e terceiro lugar vai para o LibreOffice e a chinesa WPS. O primeiro é open-source e gratuito para Linux e macOS (não tem para chromeOS). O segundo é fechado e possui versões gratuita e paga, para Linux e Android.

Há também o Google Docs e a suíte da Apple para macOS e iOS. Mas são tão ruins que nem vale a pena citar. Mas se você está no ensino fundamental ou médio, podem até ter alguma utilidade.


SERVÍÇO DE E-MAIL

O Outlook.com e seu maravilhoso protocolo proprietário Exchange que, além do email, sincroniza seus contatos, calendário, anotações, tarefas em um único lugar e com armazenamento virtualmente ilimitado pode não ser bom o bastante.

Você pode utilizar o Gmail e o iCloud com o arcaico Imap A maioria dos sistemas atuais, ao configurá-los, já adiciona os servidores para usar o CardDAV (contatos) e CalDAV (calendário). Outro serviço interessante que usa esses protocolos é o Gmx.com. Antes de usar o Outlook e antes de usar o Gmail, eu usava e gostava bastante. Inclusive se você correr agora, é capaz de pegar um nome bacana, pois o serviço é mais usado na Alemanha. Então se você não se chamar Adolph Hitler, é capaz de não precisar usar um nome de usuário joao1971.

Há também o ProtonMail, que é bem seguro, criptografado e os carai a 4. Porém de graça só 500MB.


MENSAGEIROS

O MSN Messenger morreu e sobrou apenas o Skype. Tem também o GroupMe, que também foi comprada pela M$FT. Algumas empresas usam o Skype mas nada que você não possa convencê-los de mudar.

Tem o iMessage e Facetime apenas para macOS e iOS. Outra opção multiplataforma é o Viber e WhatsApp. Se você não deve e não teme, tem o Facebook Messenger.

Não irei indicar o Hangouts nem Allo, ou Duo, porque não sei se ainda existem.


NAVEGADOR PARA INTERNET

Esses millennials filhos da p*ta não deve nem saber porque se usa o termo "navegar" na Internet. Enfim, infelizmente é difícil abandonar o Internet Explorer se você vive no Brasil e usa os serviços dos golpistas. Mas para a navegação pessoal, abandoná-lo não é fácil. Abandonar o Edge é igual abandonar filhote de pombo, mais fácil ainda.

O melhor disparado é o Firefox. Tem para macOS, iOS, Linux e Android. A segunda opção é o Opera, também estes sistemas. A terceira opção é o Vivaldi, para macOS e Linux. Por fim, o Chrome para macOS, chromeOS e Linux, além do iOS e Android.

ARMAZENAMENTO EM NUVEM

A Microsoft traiçoeira e covardemente quis retirar os 10GB do bônus de fidelidade (usuários antigos desde o Live Mesh), os 15GB de quem ativou o recurso de backup de fotos e ainda reduzir de 15GB para 5GB  inclusive das contas já existentes. Ou seja, quem tinha 40GB iria para 5GB. Para quem só salva fotos e um ou outro documento, 40GB é suficiente e 5GB não cabe nem os nudes da SuaMãe™. Depois de muita reclamação ela decidiu manter para aqueles de manifestassem o desejo até uma data, quem esqueceu perdeu.

Já que não dá para confiar nela, há outras opções mais confiáveis. Uma das melhores opções é o Dropbox com 5GB free. Tem para macOS, iOS, Android e Linux. Outra opçoa é o Box (tenho 50GB lá, mas hoje o free dá 5GB). A Apple oferece o iCloud Drive para o macOS e iOS (também com 5GB) e o Google Drive com 15GB compartilhados com o Gmail e Google Photos (quando a resolução da foto é  maior que o um certo limite). Há outros como o Mega, mas são serviços que vem e vão.

OUTROS

Há outros produtos e serviços como Bing, Bing Maps, Grove Music etc., mas como ninguém usa, não tem o que falar.

Vale uma menção honrosa ao HERE WeGo, que é o antigo Nokia Maps, banco de dados de mapas da Naviteq comprado pela Nokia e que depois foi vendida para um grupo de montadoras e virou uma empresa, a HERE. Para navegação sem dúvida é a melhor. Não tem o app para macOS nem Linux, porém tem o online via browser e aplicativos (online e offline) para iOS e Android.


CONCLUSÃO

Abandonar a Microsoft não é díficil, basta ter dinheiro e comprar os produtos da Apple ou vender sua alma para usar os produtos quase que gratuitos do Google. Ou se você for pobre mas ligeiramente esperto, pode tentar aprender e se adaptar a soluções open-source. 

Mas lembre-se: Microsoft é igual câncer... vai até sumir, mas em algum momento irá voltar para sua vida.