5 de maio de 2017

Saudade do Windows...


Eu me considero uma pessoa minimalista. Na dúvida se algo é importante eu deixo guardado bem isolado, se sentir falta é porque era. Senão, não era e eu jogo fora. Sem dó. Mas como só compro o que preciso, dificlmente tem algo a ser jogado fora.

No maravilhoso mundo da informática não poderia ser diferente: só uso o que preciso. Mas algo de estranho vem acontecido.


OS DIAS ERAM ASSIM

Vamos falar de antigamente. Antigamente a gente ia atrás de uma solução para algum problema. Aí o capEtalismo implacável viu que precisa criar novos problemas para vender novas soluções. Steve Jobs sintetizou a ideia quando disse que as pessoas não sabem o que querem até você mostrar. No fundo ele quis dizer que você só terá vontade de usar algo quando ver, não quando precisar.

Resumindo: ao longo dos tempos surgiram muitas coisas inúteis que juram que você precisa.

Lembro que meu primeiro computador veio com Windows 98 e era uma bela bosta. Não manjo das paradas, mas pesquisando na interwebs, e ela nunca mente, vi que o melhor era usar algum Windows com kernel NT, que era uma nova tecnologia e tal. Depois de muita pesquisa, muitos vírus, finalmente encontrei uma imagem do Windows 2000 Advanced Server, eu queria algo mais simples, porém naquela época não era fácil achar boas imagens de sistemas (principalmente sem vírus e algum dos 100 arquivos .rar divididos corrompido) mas foi ele mesmo. Rodava liso. Perfeito. Era pirata mesmo, pois eu estava na escola e não ia pedir para meus pais para comprar um sistema que era mais caro que o PC que eles me deram.

Então veio o Windows XP, também com kernel NT, e como era bem estável eu acabei usando. Depois o Windows 7, muito bom. Aí veio o polêmico Windows 8.

Até o Windows 7 eu basicamente usava os serviços do Google, na época basicamente só tinha o Chrome Browser, Earth e Talk. O resto era online. Aí percebi a verdade sobre o Google e resolvi abandonar, voltei para a Microsoft que basicamente era a mesma bosta. De diferente apenas o Office.


ONE TO RULE ALL

Como eu voltei a usar os serviços da MS, o Windows 8, que muita gente reclamava, caiu como uma luva. Ainda mais com o "Windows RunTime" para rodar os apps do "mobile" e todo aquele papo de unificação e blablabla, seria perfeito manter tudo num ecossistema.

Tudo era nuvem, sincronizado. Você fazia alguma bosta no PC e pá, tava lá no Mobile. Seja Microsoft, Google ou Apple.

Enfim, o tempo foi passando e cada vez mais a Microsoft (e até mesmo o Google) iam inventando mais coisas e enfiando goela abaixo. No meu tempo isso se chamava bloatware. Alguns dizem que são features. Pior: não dá nem para remover e automaticamente você está inscrito. O que deixou de ser algo legal estava virando um pé no saco. Às vezes você tinha um serviço e nem sabia. Tudo isso ao criar uma única conta de e-mail.


GUARDE BEM OS OVOS

Então lembrei do velho conselho da SuaMãe™: "nunca bote todos os ovos na mesma bucesta". Antigamente quando alguém invadia seu e-mail só acessar seu e-mail. Hoje em dia, acessa também todos seus arquivos na nuvem, incluindo fotos, videos, documentos pessoais e /ou do trabalho , todo seu histórico de conversa em mensageiro (skype, hangout etc), Olha quanta responsabilidade tem um usuário e senha.

Por causa disso eu comecei a questionar essa praticidade. Será que vale a pena? Ecossistema de cu é rola?

Lembro que uma pessoa me disse que salva todas as fotos no Gmail. Aí eu perguntei porque ela não salva no Google Drive ou usava próprio app do Google Photos. Então ela respondeu que tinha medo que alguém roubasse a senha do Google Drive/Photo e visse todas as fotos dela, então preferia salvar no Gmail. Eu pensei que estava zoando, mas não.

Nesse dia eu perdi a fé na humanidade.


ADEUS, MICROSOFT

O primeiro passo foi graças ao Nadella. Como não haviam mais Lumias no mercado eu tive que partir para a Apple. E como já tinha um iPad a migração foi fácil, ainda mais que basicamente todos os aplicativos estavam lá. Então eu usava tudo. Usar o Outlook com o maravilhoso Exchange funcionava até no meu finado Motorola Milestone. Apesar da Asus não pagar a licença pelo protocolo, o aplicativo  da Microsoft supre, sincronizando a lista de contatos (o que é essencial para usar o WhatsApp, por exemplo). Já os emails e calendário bastava usar o próprio app, em vez dos nativos. No iOS e na Samsung, que tem o Exchange, eu não preciso nem baixar o app da Microsoft, o os próprios apps nativos são suficientes... mas infelizmente a Asus é mão de vaca. Eu até cheguei a cogitar a mudar meu email para o GMX que usa imap/carddav/caldav, porém sei lá né, esses alemães ae...

Porém...

Pouca gente usa o Skype, é mais corporativo. O OneDrive não salva pastas offline igual o Box. Já no Windows 10, cheio de bloatware como Grove Music (uso o VLC), Edge (é bom, mas prefiro o Firefox)... e aqueles apps nativos de email, calendário e pessoas? É ótimo para quem não tem o Outlook do Office (na verdade ótimo mesmo é o eM Client para Exchange ou Thunderbird para os demais, inclusive tem para Linux), mas quem tem o Office é obrigado a ter esses lixos instalados. Até o OneNote não dá para desisntalar Porra, pra que diabos ter 2 apps que fazem a mesma coisa? Androidizaram...

Será mesmo que faz sentido usar só os apps de um ecossistema só por causa da praticidade e abrir mão da utilidade?


FODA-SE ESSA PORRA TODA

O ápice foi quando a Microsoft comprou o maravilhoso Wunderlist para matá-lo. Mas vou ser justo: o Exchange já suporta "To Dos". Inclusive quando você configura uma conta lá no iOS o app Reminder (e até mesmo o Notes) já sincroniza com o servidor, coisa que o Wunderlist não faz. Porém o app comprado tem muito mais recursos e, apesar da MS dizer que vai levar os principais para o "To Do", eu duvido que vá.

Isso sem contar quando a Microsoft pensou em cortar os 40GB dos usuários do OneDrive e deixar igual aos novos, com apenas 5GB. Muita gente só guarda fotos, não precisa de 1TB do Office 365 e apenas 5GB são insuficientes. Galera ficou puta e a MS voltou atrás, quem se manifestasse mantinha os 40GB, caso contrário perdia. Sem contar com o espaço ilimitado do Office 365 que virou 1TB. Foi foda, difícil de confiar nela.

Microsoft nunca sabe o que faz da vida, ela muda a porra toda toda hora, até o nome das paradas. A UI então, mal conseguiu levar os apps para o Metro 1.0, depois para o Metro 2.0 (ou sei lá qu enome) e agora está desenvolvendo o NEON (por causa do HoloLens)... a UI dos seus produtos tá parecendo Linux.

O Google enfia um monte de coisa para forçar você a usar e te monitorar para vender seu perfil (90% do faturamento é com publicidade, sério, ces já estão grandinhos para achar que isso é mimimi) enquanto a Microsoft passou a enfiar um monte de coisa para ver se alguém assina. Não existe almoço grátis, ou você paga ou você é o produto... ou te acostumam com coisas para te fazer pagar depois.


SOFTWARE TEM QUE SERVIR

Sempre usei versões profissionais do Windows (para evitar essas limitações e ter mais recursos) exceto o Windows 2000 Server... foi aí que caiu a ficha: vou voltar a usar essa porra ae de Server e ver no que dá.

Eu já tenho o Windows 10 Pro zé genoíno e não iria pagar 800 dolares por um sistema só para testar. Então resolvi mergulhar no maravilhoso mundo da pirataria, para fazer jus a compra do meu celular com Android. Fui na Baía dos Piratas e baixei um tal de:  

SW_DVD9_Win_Svr_STD_Core_and_DataCtr_Core_2016_64Bit_English_-2_MLF_X21-22843

Para fazer a mágica acontecer eu baixei um tal de:

FrostRose_Install_v10.2.0_fixed

E como não queria nada por assinatura, resolvi testar o Office 2016, baixando um tal de:

MICROSOFT Office PRO Plus 2016 v16.0.4266.1003 RTM

Veja, não estou incentivando a pirataria, apenas para quem quiser testar e, se gostar, compre o Window Server 2016 por 882 dolares (ou 501 pelo Essentials) e o Office Pro 2016 por 399 dolares.

Antes de instalar essa bomba no meu querido HD, resolvi instalar em máquina virtual e testar com uma conta falsa do outlook (para alguma eventual necessidade)

Meu principal receio é com vírus caso eu decida usá-lo em máquina real. Apesar de ter o Windows original e o Linux, ter que rebootar a máquina só para acessar a conta do banco ou algo mais sensível serial um pé no saco. Mas aí é só instalar uma máquina virtual para rodar o Linux com um ambiente desktop bem leve, como o MATE ou XFCE.


SERVIDOR COMO DESKTOP

Não tem segredo, é só instalar como se fosse instalar qualquer outra versão. A única diferença é selecionar a opção com "Desktop Experience".


Após instalar e bootar, ele sempre vai abrir dashboard do Server Manager. Como o uso não será como servidor, basta desabilitar a abertura ao iniciar o Windows indo em Manage (canto superior direito), ir em Server Manager Properties e desabilitar o Do not star Server Manager automatically at logon.

O único usuário é administrador e não possui senha no login, é melhor você setar uma. Você pode criar uma conta limitada ou continuar usando a de administrador caso você se garante. Se você não criar uma máquina virtual com Linux, é melhor criar uma conta limitada para sua tia, aquele teu amigo jumento etc (mas vai por mim, é melhor ter uma VM com Linux pelo menos).

Com tudo pronto, antes de rodar aquele tal de KMSPico, resolvi instalar o Office 2016. Aí magicamente os dois ativaram. Depois eu fui no Windows Update e atualizei a porra toda.

Por se tratar de um servidor, muitos serviços estarão desabilitados e isso é ótimo. Quando você precisar de algo é só habilitar em Services. Eventualmente o Windows irá sugerir ativar algo quando você precisar, como foi o caso do som. Ao clicar em propriedades no ícone do som, ele avisa que está desabilitado e pergunta se você quer habilitar.

Outra coisa que fiz foi organizar o Menu Iniciar, peguei todas as pastas (inclusive do KMSPico) e movi tudo para a pasta Windows Administrative Tools (todas as pastas davam para mover, essa que não.. então resolvi por nela mesmo). E sempre que eu instalei algum programa, caso não tivesse uma pasta eu criava para organizar:


Ele não vem com o Edge, vem com o Internet Explorer 11 por se tratar de um Long Term Servicing Branch. Vale lembrar que é ele que gerencia tudo o que o Windows "faz na web". Por exemplo, ao conectar o OneNote a conta online da Microsoft dá erro, porque essa bomba é toda travada por questões de segurança. Então você precisa no Internet Options dele, na aba Security e clicar em Custom Level. Lá você marca tudo como Enable ou Prompt (para questionar caso não se sinta seguro).



INSTALANDO PROGRAMAS

Antes de sair instalando qualquer bosta, eu parei e pensei: O que eu realmente uso? Já que é uma insalação limpa, resolvi fazer tudo com muita calma.

O básico. Navegar na internet (Firefox); ouvir músicas e assistir filmes (VLC); baixar torrent (Transmission); estudar e trabalhar (Office 2016 já instalado). Exceto pelo Office, tudo tem para Linux, mas tem o LibreOffice e o Office Online que quebram o galho. Isso aí é o mínimo para mim e qualquer pessoa hétero.

Ainda não decidi se migro para o Box. Eu vi que os apps mobile do Office agora tem acesso a ele, ou seja, aparentemente dá migrar sem nenhum problema e ainda tem o plus a mais da conta ser separada, ou seja, mais segurança. Mas ainda preciso fazer mais testes para ver se realmente não fará diferença. Na dúvida estou usando os dois.

O WhatsApp é melhor usar a versão web, já que o programa é apenas o Chrome que acessar o web.whatsapp, dá no mesmo. O Telegram eu decidi não instalar, pois o programa é limitado (não tem chat secreto, por exemplo), então também decidi usar a versão web. O Skype decidi testar a versão web.

Eu deixo o arquivo do KeePass no OneDrive (o que é bem diferente de usar um gerenciador de senhas na nuvem) e como não vou usar os dois sistemas ao mesmo tempo, sem problema. Falando em segurança e privacidade, instalei TOR que uso eventualmente.

Como é máquina virtual, alguns programas como VMware, Photoshop, drivers da Intel e Nvidia etc. não vou instalar. E os jogos também não. E como não tem a Windows Store não dá pra instalar o Instagram por exemplo (mas tem a versão capada na web).

Como a morte do systray é iminente, estou tentando me adaptar a deixar tudo na taskbar mesmo, como o keepass, vlc e o outlook, além de usar o modo agrupado (quando só aparecem os ícones em vez do título e cada app separado).

Dando umas perfurmada e pronto:


Apenas 1 GB sem nenhum programa aberto. Pode até parecer muito, mas até mesmo o KDE e Gnome padrões ocupam em média também. Claro, não dá para comprar com o IceWM, MATE, XFCE etc.

Mas só de não ver aquele monte de bloatware no menu iniciar, aquele monte de serviços rodando etc., me fez lembrar dos bons tempos de Windows. Enfim, como é bom escolher o que vai usar sem ser forçado ou induzido.

Linux, você ainda mora no meu coração, você é o Telegram dos mensageiros. Ninguém usa mas tá lá quando precisa.