7 de janeiro de 2018

A solução pode estar onde você menos espera


Estava eu de boa quando eis que surge um infeliz me perguntando se poderia salvar o seu velho notebook, então respondi que só jesus salva... aí só eu ri porque ele é crente e não curtiu a piada.

Mas missão dada é missão cumprida.


Era um Dell Inspiron 1545 com um Intel dual-core T4300, acho que uns 3GB de RAM, HDD de 300 e poucos GBs. Era uma bela duma merda, mas o infeliz queria apenas para navegar então seria suficiente. Pensei em instalar o Linux, mas aquele verme tinha que olhar para o teclado para apertar o enter. O jeito era instalar o Windows 7 Ultimate Sparrow mesmo.

Depois de alguns minutos tentando ligar finalmente o Windows tentou bootar mas não foi, sinal que o HD já estava no bico do corvo, lento e todo corrompido. De resto parecia normal, então falei para comprar um HDD mais barato. Dias depois ele aparece com um Seagate 500GB teoricamente compatível.

Removo o HDD antigo, cologo o novo, tento ligar e... nada. Na BIOS não é reconhecido. Tirei o HDD, botei num estojo e liguei no meu notebook. Normal, reconhece sem problemas.

Tento ligar de novo no notebook do infeliz e nada. Bios não reconhece. Windows não reconhece. Então resolvi tentar o Gparted GNU/Linux, uma distro com ferramentas focadas em discos, partições etc., chega a reconhecer o HDD porém abaixo dos 500GB, uns 200 e poucos GB apenas.

O HDD era compatível, bios configurada tudo certinho, não tinha porque não funcionar.  Bem, fiquei achando que fosse firmware da bios, drivers ou coisa do tipo.

Fiquei caçando a porra da firmware, baixei aquela merda, criei um pendrive bootável. Quando tento atualizar:


Aquela merda estava horas ligada na tomada e não tinha como não ter no mínimo 50% da bateria. Depois descobri que a bateria estava tão ruim que não saía do 0% mesmo depois de horas. E que sem a bateria não sei porque caralhos d'águas o notebook não ligava.

Eu já tava putaço querendo arregaçar o cu da SuaMãe™, mas aí lembrei que a véia tá longe e que sou mais esperto. Depois de uma rápida pesquisada nos arquivos descobri que é só usar /forceit que forçava a atualização. E pronto, feito.

Mas nada. Essa merda não reconheceu. Baixei 500 programas da Seagate para "preparar" o HDD e nada. Tentei instalar o Linux e nada.

Após me sentir como um comentarista do Gizmodo resolvi apelar para a Internet. Pesquisei, li um monte de coisa mas nada que fosse pontual. Então resolvi desistir.

No dia seguinte ia devolver o notebook, mas antes resolvi dar mais uma pesquisada na Internet, sem compromisso. Mas os resultados das buscas eram os mesmos sites. Até que resolvi ler uma página da comunidade da Dell, aparentemente bem inútil já que não tinha nenhum posicionamento oficial dos moderadores, sempre o mesmo blablabla padrão e alguns usuários postando. Resolvi dar uma chance a esses vermes.

Nas postagens um dizia que teve problema com um HDD e que tentou outras marcas e funcionaram, então que provavelmente era o HDD que tava com problema (não pensei nisso porque funcionou em outro notebook), atualizar a BIOS (coisa que já fiz), gente arregando dizendo que achava que era incompatibilidade mesmo....

... até que eu leio a postagem do ItaloTorresob dizendo que reparou que o HDD original é de 9,5mm e o que ele estava testando era de 7mm. Porra! Antes eu ficava comparando só o conector entre os dois HDs, que eram iguais, mas não tinha comparado o tamanho do HDD em si. E a solução dele foi colocar um papel dobrado pra preencher a diferença.
 

Bem, eu achei que fosse trolagem e ignorei... só podia ser zoeira colocar um papel naquela merda. Continuei lendo e vi que outras três pessoas também tinham esse problema e usaram papel dobrado. Pensei que o infeliz tinha criado fakes só para mais credibilidade a trollagem.

Então pensei, se eu cair na trollagem ninguém vai saber mesmo. Fui lá, tirei o HDD velho, coloquei o antigo no suporte, coloquei um papel dobrado e enfio nele:


Então coloco no notebook, ligo ele com cara "caralho, não acredito que caí nisso" e não é que a BIOS reconhece o HDD e seus 500GB?

Caralho, não acreditei. Como pode essa merda de gambiarra funcionar? Minha preocupação foi aquela merda esquentar e o papel pegar fogo.. mas que se foda, ele é crente, seria uma mensagem de Deus.

Aí dias depois eu fiquei pensando: mas porra, como é o que o Gparted então reconheceu parcialmente o HDD com tendo 200 e poucos gibas?? Ainda não sabemos!