25 de abril de 2018

O layout do novo Gmail está melhor do que o Outlook.com


O novo layout do Gmail ficou muito bacana. Mais limpo, seguindo o Material Design. Aparentemente melhor que o Outlook.com da Microsoft. E o mais incrível: com menos propabanda.
 

Às 21h30, numa sexta-feira, dia 23 de abril de 2004, eu criei minha conta no Gmail. Sangue puro, pois recebi o convite direto do Google por causa do Orkut, não de algum zé ruela. Haviam rumores do email do Google, que foi lançado no dia primeiro de abril, muita gente achou que era piada.

Foi revolucionário com seus 1GB de armazenamento, suporte ao exchange da Microsoft além do IMAP. Google estava no auge dos queridinhos, empresa maravilhosa, "Don't be evil" e os carai.

Graças ao Google a concorrência correu atrás para oferecer serviços a altura. Na época o Hotmail oferecia uns 2MB. Sim, hoje 2MB é aquela foto cheia de ruído do seu Galaxy Pocket Duo Plus.

Hotmail passou a oferecer 25MB (sério), depois uns 200MB e foi aumentando. Quando a MS lançou o nomeado bisonhamente Windows Live Hotmail, foi uma revolução no layout também. Inclusive melhor do que o do Gmail.

Percebendo que estava perdendo usuários, renomeu a porra toda de novo para Outlook.com, tentando trazer a sensação do Office Outlook. No Brasil foi um fiasco, pois você falava "fulano@outlook.com" e nego não sabia escrever "outlook". E agora tem uma nova versão beta, que está mais bonita. Porra, Microsoft, sossega esse c* aí, pare de ficar mudando a porra toda.

O Google é uma empresa de mídia/publicidade, isso é fato. O Gmail free é uma plataforma para minerar teus dados, isso é fato também. Mas o mais incrível é que o layout dele é mais limpo que a do Outlook free.

Seria perfeito se não tivesse aquela barra lateral (ou pudesse ocultá-la):


No menu, ao clicar no botão hamburguer, dá para deixar ainda mais limpo, algo copiado do Outlook.com (que é da UI do Windows).

E o calendário também foi atualizado, bem minimalista, agradável e moderno:


Eu curto design assim. Aí quando eu entro no Outlook.com me deparo propagandas:


Até dá para usar o uBlock e remover, porém vai continuar ocupando espaço ali na direita.

Uma pena o Gmail não oferecer mais exchange nas contas free, pois é muito melhor que imap/carddav/caldav da vida. E raramente uso a versão web do email, uso mais o Outlook 2016 ou o app para celular.

Sem contar que meu email do Outlook.com é extremamente curto, raposao@live.se, melhor do que raposaodoartico@gmail.com.

Mas a Microsoft está vacilando, já forçou o uso do Skype e sem poder desvincular a conta, sem poder criar um skype name, fora as publicidades ocupando muito espaço.