29 de junho de 2018

Holy shit, solicitei meus dados do Telegram


Um dos itens do GDPR, aquela regulamentação européia de proteção de dados os usuários, é dar a opção de baixar tudo o que o produto ou serviço tem sobre você.

O Telegram se adequou e eu resolvi testar. Só digo uma coisa: meu deus.

Facebook já tinha algo parecido faz algum tempo. Eu resolvi testar e as informações são bem rasas, claramente não fornece tudo o que eles tem sobre você. A única coisa prestável é a lista de login, que você pode verificar quando sua conta foi acessada, qual navegador, qual sistema operacional, quando, qual IP etc. Numa dessas eu descobri que o ex-namorado de uma amiga estava acessando a conta dela durante meses após o término.

O Instagram, WhatsApp e também o Twitter também passaram a oferece esse tipo de coisa, mas também com informações rasas e nunca que são tudo o que eles tem. Basicamente mostram o que já dá para ver nos aplicativos.

Recentemente o Telegram passou a oferecer no aplicativo desktop. No celular eu não encontrei, talvez em breve apareça. Para baixar, basta ir em Settings e clicar em Export Telegram Data.


Lá você seleciona o que quer ser exportado. Desde chats 1-1, grupos e até tudo o que você upou. Selecionei tudo.

Por questões de segurança, irá avisar todos os dispositivos que a soliticação foi feita e será disponibilizado em 24 horas. Então se você não solicitou e recebeu essa mensagem dá tempo de impedir que outros tenham essa informação.

Hoje recebi a mensagem dizendo que estava disponível para baixar. Quando começou a descrição dos grupos e arquivos me assustei: tinha informações de grupo que eu havia saído e grupos que eu havia criado e deletado.


Após o download, terá um html com o resumo:

Todas as fotos, videos, arquivos etc que enviei estão lá. Não importa se deletou o chat, saiu do grupo ou rezou um pai nosso, estará lá.

Nos chats comuns aparecem tanto suas mensagens quanto da outra pessoa. Já nos chats em grupos, apenas suas mensagens. Nos chats secretos aparentemente nada.

Nada de novo no front, todos os grandes mensageiros baseados em nuvem fazem isso. Aí fica a sua escolha se quer que esses dados fiquem nas mãos do Suckerberg, do Nadella, de algum chinês ou desse russo revoltado com o Putin.

Mas será que tudo que foi me repassado realmente é tudo o que está salvo na nuvem? Entramos em contato como Durov e ainda não sabemos!