14 de agosto de 2019

Ah, o minimalismo

Notei um aumento expressivo no número de blogueiros, youtubeiros e instagramateiros falando sobre isso. 

Mas que p*rra é essa?


Eu me considero minimalista então vou criticar essa modinha. Alias, esse blog nasceu para isso, criticar as bogagens dos outros e falar o que quase ninguém fala, então vamos lá.

Minimalismo não é essencialismo (que vive com o básico para sobreviver sem sofrer), é um estilo de vida que simplesmente te faça atingir seus objetivos. Nada mais. Mas estão gourmetizando até isso. Não me refiro a Marie Kondo da vida que o foco é organização, outra história

É sempre a mesma ladainha. São blogueiros, youtubeiros, instagrameiros e outros eiros que falam do minimalismo e sempre usam as mesmas roupas (geralmente claras), o mesmo cenário vazio (geralmente claros) e falam que jogaram tudo fora, que usou poucas coisas etc. Isso não é minimalismo, isso é viadagem.


MINIMALISMO

Vou usar esse blog como exemplo. Criei o blog para escrever e pronto. Por isso o layout é simples, na lateral tem atalhos e pronto, não precisa de mais nada.  Atende o meu objetivo e pronto. Mas se meu objetivo era criar um blog sobre fotografias, ia ter um monte de fotos. Se fosse um blog de lugares, ia ter um monte de mapas, reviews, tags etc. e continuaria sendo minimalista. Cinza é texto, preto é link e negrito e itálico para destacar, simples.

Roupas. Tem gente que diz que precisa ter poucas roupas para não perder tempo em escolher. Certo e errado. Certo porque você realmente não perde tempo para escolher (não te distrai) mas você irá perder muito tempo (e dinheiro) tendo que lavar as roupas com mais frequência.

No dia a dia eu só uso roupa preta e cinza porque uma vez por mês jogo tudo na máquina de lavar e voilá. Não preciso lavar por cor, por tipo etc. Já camisas sociais basicamente todas brancas pelo mesmo motivo: joga na máquina e pronto. Ternos é preto, cinza e azul. Usar terno em eventos diurnos ao ar livre de terno preto? Só se for velório.

Casa. Tem que ser aconchegante, se para isso precisa de um quadro com um mar, que tenha. Um cacto no canto, um sofá enorme, normal. O problema é ter um monte de tranqueira que você fica mais preocupado em como decorar do que curtindo a própria casa. Perder mais tempo limpando do que descansando.

E carro? Sempre tem uma bicicleta no cantinho do vídeo para mostrar que o cidadão não usa carro e só pedala ou usa transporte público, ou de aplicativo. Besteira. Se você curte conforto tenha uma BMW, se você quer só se locomover em tomar chuva, ter mais liberdade, compre um fusca.


COMO SE TORNAR

Acho que é tudo uma questão de consciência. Sobre consumismo, ambiente, foco etc.

Lembro que eu passava muito tempo fora de casa por causa do trabalho e faculdade, então basicamente minha vida estava dentro do carro, tudo o que eu precisava tinha que caber no porta-mala. Casa era apenas para dormir, tomar banho, lavar roupa etc. Então passei a usar coisas extremaente práticas,  como camisas sociais da mesma cor (branco combina com tudo e a gravata serve para  variar). Viajava bastante e perdia muito tempo despachando mala, então usar uma mala de bordo e fazer caber tudo lá, acaba deixando muita tranqueira de lado.

Depois foi a questão  do excesso de consumismo. Gastava muito dinheiro com coisas inúteis em vez de gastar com cerveja.

Por fim, percebi que eu queria uma coisa e estava comprando outra. Depois que você coloca num papel o que você realmente quer você vai ver que tem muita coisa inútil.

Lembro que eu vivia comprando camisas de tecido sintético porque secava mais rápido, prático... jaquetas softshell impermeável, transpirável, hidro repelente e os carai. No fundo eu queria mesmo era o conforto do algodão e a proteção do couro, então tenho umas 2 jaquetas de couro (caras, por sinal) e trocentas camisas de algodão.


QUANDO VIRA LADAÍNHA

Esses dias vi um youtubeiro mostrando seu celular minimalista. Tudo preto, sem nenhum ícone na tela. Qual a lógica? Tem essa merda para quê? Colocar os atalhos na tela serve justamente para facilitar o acesso. Sinceramente acho que só fez isso para divulgar e assim que terminou de gravar foi lá e botou tudo de volta.

Sim, ter vários atalhos na tua frente te faz dispersar. Você abre o celular para ver a meteorologia e vê aquele ícone maravilhoso do Instagram quase piscando... claro que você vai abrir rapidinho.

Mas p*rra, nem o botão do discador? Ou do aplicativo que mais usa? Eu mesmo só tenho do discador, VLC e Firefox na doca. O resto eu criei cada pasta com uma categoria e uns 4 apps. Minimalismo é ser prático, não "não ter nada". É ter um aplicativo que faça o que vc quer em vez de ter 3 que fazem a mesma coisa. Claro, se você é fotógrafo que tenha 20 aplicativos de fotografia.

O importante é saber que aquilo não é um ladrão de tempo, não está te trazendo conforto e sim causando prejuízo. Se você fica no Instagram sem postar nada, sem ganhar nada... não precisa nem deletar, basta tirar da homescreen.

Quando tem muita coisa a disposição e de fácil acesso você se perde, vê o ícone do Instagram e fica curioso, vê o ícone do Twitter e acha que está perdendo alguma treta.

Então primeiro passo para realmente ser minimalista é virar homem.