19 de agosto de 2019

Usando o Instagram e Twitter como PWA no Edge

 
O melhor browser do mundo está vacilando enquanto o Chromium, mantido pela maior empresa de publicidade e agora com a ajuda da maior empresa de tecnologia, está avaçando muito.

Resolvi testar o Microsoft Edge com Chromium e tive uma surpresa ao instalar como PWAs: as extensões funcionam!


O novo layout do Twiter ficou uma bela duma bosta, não sei o que esses filhos da p*ta tem na cabeça em querer usar o mesmo que é usado no mobile (não aprenderam com o Windows 8 da Microsoft). Já o aplicativo para desktop do Instagram é outro completamente um lixo, além de ser lerdo, travar, desatualizado não dá para enviar fotos de maneira prática.

Instalando como PWA e rodando 2 extensões, basicamente tem as duas redes sociais sem prograpagan e com quase todas as funcionalidades (as imagens auto-destrutivas não funcionam).

Basta apenas o Microsoft Edge e as extensões do uBlock Origin e User-Agent Switch para Chrome. Sim, as extensões do Chrome rodam no Edge.


Provavelmente outras extensões também servem, mas não testei.

Clique com o botão direito no ícone do User-Agent Switch e vá em "Manage Extensions".


Lá embaixo clique em "Extensions options". No menu da esquerda clique em "Permanent Spoof list" e adicione o domínio "instagram.com" e selecione o iPhone 6 no "User-Agent String".


Dessa forma, toda vez que acesar o Instagram pela web aparecerá a versão móvel. Caso não queira, basta alterar manualmente toda vez que for acessar. Basta dar um clique com o botão da esquerda e selecionar o iPhone 6:


Depois basta instalar como PWA para criar um atalho para abrir em modo janela sem os botões do browser, dando uma aparência de aplicativo mesmo.


Bastar ir em "settings", depois em "Apps" e clicar em "Install Twitter". Depois repetir com os sites que você quer. Então terá o atalho no menu iniciar, na barra de tarefas ou no própro desktop. Depois é só abrir e ajustar o tamanho da janela: 



Já no caso do Instagram, bem melhor que a versão web e desktop para Windows 10:


E o melhor de tudo é que o uBlock Origin funciona tanto para o feed quanto para os stories em ambos.

Eu resolvi testar o Edge porque o Firefox às vezes estranhamente fica lerdo para abrir a primeira página depois que o programa é aberto. Depois que começa navegar fica normal. Já fiz limpeza no cache, deletei os crash reports etc.. às vezes melhora, às vezes não. Já o Edge e os demais browser não tem esse problema. E acontece tanto no desktop quanto no celular.

Só não troquei definitivamente porque a versão mobile ainda é capada, só roda o AdBlock Plus (que não é completamente horrível, mas é melhor do que não ter nada como no Chrome ou Safari) e também não sincroniza tudo, além de não poder desativar os "Top Sites".

Mas só de tirar essa aberração de "Top Sites" já ajudaria muito. Se liberar o "about:config" como no Firefox então, eu mudaria na hora.

Que deus abençoe esses browsers.