27 de abril de 2020

Deixando o Windows Search mais esperto


O Windows é mais caro que Linux e mais bosta que o macOS. Mas enquanto houver o Regedit haverá uma luz no fim do túnel.


A pesquisa do Windows é uma bosta e não só por causa do Bing ou Cortana, mas porque é difícil fazer ajustes finos e elegantes para deixar do jeito que nós queremos.

Antes de mais nada, o que custa colocar a porra de uma opção do que será exibido? Sério. O QUE CUSTA CARALHO!? Enfim, vamos lá.


OCULTAR

Para deixar o Windows Search mais esperto, ou menos inútil, a primeira coisa que devemos fazer é remover aquela merda da barra de tarefas. Até porque essa merda não faz sentido algum na metáfora da área de trabalho.

Clique com o botão direito na barra de tarefas > search > hidden.


Pronto, já vai resolver metade do problema que é essa merda ocupando espaço inútil. E nem precisa do ícone, pois basta apertar a windows key e digitar qualquer bosta que dá na mesma.


SEARCH THE WEB

Quem usa um computador ligado à Internet provavelmente estará com Firefox aberto, ou algum outro navegador inferior, o que se torna completamente desnecessário o Windows Search. Quem quer pesquisar algo na Internet vai usar o browser, não essa bosta. Quem vai usar essa bosta vai ser para pesquisar arquivos.

Isso é uma merda pois quando você vai pesquisar algum programa ou documento essa bosta exibe também resultados da Internet, não só poluindo a bagaça mas também escondendo os arquivo, já que a Microsoft quer dar uma de Google e enfiar goela abaixo os serviços dela que é o Bing.

Para remover essa merda basta abrir o Regedit, vá no:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Search

E seta (ou crie, se não tiver) para zero em DWORD 32bit hexacimal:

BingSearchEnabled
AllowSearchToUseLocation
CortanaConsent


Depois só reiniciar o Windows Explorer no Task Manager (ou o PC, se der merda):


E pronto:



INDEXANDO

Pronto, agora está menos inútil, agora vamos deixá-la mais esperta ao indexar as pastas que você queira.

Aperte windows key, digite search e vá em Windows Search Settings. Muito mais prático que pegar o mouse, apontar no campo de texto da pesquisa, digitar e dar enter.

Lá existem duas opções principais como o Windows vai pesquisar os arquivos. O modo classic você seleciona quais pastas quer que seja indexada, no modo enhanced vai procurar no computador inteiro.

A primeira opção exibe exatamente o que você quer, indexa menos arquivos, consumindo menos bateria e não exigindo do processador. Eu acho mais útil já que tem muitos arquivos inúteis das pastas do sistema, de jogos etc. Caso você tenha que procurar algum arquivo nessas pastas basta usar o método tradicional no File Explorer.

Selecione a opção classic e depois clique em Customize search locations here. Lá, clique em modify. Depois em show all locations.


Lá você escolhe as pastas que serão indexadas. Quanto mais pastas, mais vai demorar para indexar.

Caso não apareça a pasta do OneDrive,  é uma limitação tosca e imbecil que a Microsoft colocou caso você use a opção Files On-Demand, quando o computador apenas exibe os arquivos na nuvem sem mantê-los no disco local, para economizar espaço. Basta desabilitar o save space and download files as you use then nas configurações do OneDrive.


Particulamento só deixo as pastas que possuem documentos, fotos, músicas, filmes etc., ou seja, arquivos pessoais. Além do Outlook (para pesquisar emails rápido) e também o Start Menu (para os aplicativos).

Depois que selecionar as pastas, dê ok e ainda no indexing options vá em advanced. Na aba index settings na parte de troubleshooting, clique em rebuild para forçar o windows a recriar o índice. Então o Windows vai começar a recriar o índice e você pode voltar a fazer o que fazia antes, seja lamentar sua vida de merda ou coçar o saco.

Depois é só correr para o abraço:


Continuará uma bosta, para pesquisar expressões dentro dos arquivos em si tem que clicar na aba documents. Seria mais prático se exibisse já logo de cara em vez dessa bosta de best match.

Mas é Microsoft é, para que facilitar se podemos estragar o fluxo.