14 de janeiro de 2021

Conheça o novo Windows 10X


Microsoft vem elaborando um sistema para competir com o lixo do Chrome OS. Mesmo valendo bilhões e bilhões, ela e o Google, outra trilionária, disputam para ver quem faz o pior sistema leve para tablets e notebooks baratos.

Vazou o Windows 10X faz pouco tempo e como esse é o melhog blog de tecnologia do cone sul, obviamente você verá primeiro aqui.

Caso você queira instalar, precisa ter o Windows 10 PRO ou superior para rodar o Hyper-V (virtualização da Microsoft). Se você não tem, tente usar esse método para conseguir uma licença original usando o bug do tempo aqui ou então esse outro método do Canal BPV (que testei esses dias e também deu).

Primeiro passo, você precisa habilitar o Hyper-V no "Turn Windows features on or off":



Depois você precisa baixar a imagem do disco do Windows 10X aqui e descompactá-lo usando o 7-Zip ou outro compatível.

Agora basta configurar no Hyper-V. No lado esquerdo selecione seu computador e no lado direito clique em "New" e depois "Virtual Machine":


Vá em "Specify Name and Location", coloque "Windows 10X" (ou qualquer outra bosta para você saber qual sistema se trata).

Depois marque a opção "store the virtual machine in a different location", isso é importante. Coloque o diretório que você extraiu o "Flash.vhdx" que baixou:


Outro passo importante é ir na parte de "Specify Generation" e configurar para "Generation 2":


Em "Assign Memory", coloque uns 4GB. Caso seu PC seja uma bosta, tenta a sorte com 2GB:


Como o Windows 10X não suporta conta local, é obrigatório ter alguma conexão de Internet, então habilite no "Configure Networking" e selecione o "Default Switch":


Em "Connect Virtual Hard Disk", como não vamos criar um disco novo e sim usar o que baixamos, selecione a opção "Use an existing virtual hard disk" e aponte para o arquivo "Flash.vhdx" extraído:


Enfim, clique em "Next" e "Finish".

Quando criar e fechar essa parte, vá em "Settings" do "Windows 10X" e na parte de "Processor" selecione pelo menos uns 4:


Depois dê "Ok".

Antes de iniciar, aparentemente a VM roda em 800x600. Então abra o PowerShell como admin e digite:

Set-VMVideo -VMName Win10X -ResolutionType Single -HorizontalResolution 1366 -VerticalResolution 768

Sendo o "Win10X" o nome da VM que você criou e a resolução conforme você quiser, aqui no caso 1366x768.

Depois na aba do Windows 10X, clique em "Connect":


E depois em "Start":


E voilá:

INSTALAÇÃO









INICIANDO

Após isso, irá entrar direto na tela inicial. Já bootando, ficará assim:






CONFIGURAÇÕES

Algumas telas das configurações que basicamente são iguais do Windows 10:












O Microsoft Edge por enquanto está bem limitado, mas é basicamente igual ao Windows 10 normal:



MICROSOFT STORE

Aparentemente aceitará apenas aplicativos da Microsoft Store. Tentei instalar alguns. Spotify, Telegram, WhatsApp, Minecraft não são suportados (pelo menos por enquanto). Já o Deezer, Netflix, Amazon Prime, Asphalt davam para instalar:











E é só, além dos aplicativos nativos como photos, to do etc que basicamente são iguais no Windows 10.


ONEDRIVE
 
A diferença está no OneDrive que é praticamnete o único explorador de arquivos, que me parece ser tudo online ou manter offline, mas basicamente tudo gerenciado pelo OneDrive mesmo:



CONCLUSÃO

Sinceramente eu não entendi porque caralhos d'água a Microsoft criou essa versão. Comparado com o Windows 10 normal é extremamente limitado e porco.

Se comparado com o Chrome OS, o sistema em si não deixa a desejar, porém se o Google levar os aplicativos da Play Store simplesmente humilha os aplicativos que estão disponíveis na Microsoft Store, não tem nem como comparar.

Essa merda será para estudantes da quinta série? Será o Windows RT revolution? Netbook gourmetizado? Será de graça? Ainda não sabemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário