30 de abril de 2021

Porra, Microsoft. CARALHO

 

Estava eu à toa ontem a noite, prestes a tomar uma cervejinha e ler umas paradas, mas resolvi atualizar o computador, formatando e fazendo uma instalação limpa.

Algo que leva uns 20 minutos se tornou um pesadelo.


Baixei a ferramenta para criar um pendrive bootável com a última versão do Windows, deixei tudo pronto (onedrive sincronizado, drivers separados) e mandei bala. Windows instalado em pouco mais de 10 minutos.


Depois, instalar o Firefox > Office > Photoshop > 7-Zip > VLC > Transmission. Depois, via lixo da MS Store: Spotfy > Telegram > To Do > PowerShell > Terminal. Aí só remover as tranqueiras da Microsoft e configurar uma coisa ali, acolá. Pronto, perfeito. Agora só deixar as atualizações rolando e ir tomar uma cervejinha. Alguns drivers malucos da Intel, Lenovo, programas nativos etc.

 

 

Eis que estou sentado na poltrona ouvindo Thievery Corporation tomando uma cerveja e olhando para o infinito, reparo na minha visão periférica o Windows reiniciando além do necessário. Vou lá, olho, conto 5 reinicializações seguidas.

 

Porra, Microsoft[1]. Pensei: vou ter que gastar mais 20 minutos refazendo essa merda, já que pesquisar no Google como solucionar e tentar já levaria uns 20 minutos mesmo.


Booto pelo pendrive e, ao tentar formatar o disco, não é possível por causa do BitLocker. Eu havia habilitado e colocado a chave justamente no pendrive. Só que em nenhum momento a instalação pede a chave para poder desbloquear, tem que ser via prompt (shift+F10 na tela de instalação) mas lá não dá para acessar o pendrive (se alguém souber, posta aí). Como assim não dá pra acessar a porra da chave no pendrive (que é opção ao habilitar o BitLocker) quando se é exigido? Porra, Microsoft[2].


Bem, a única solução seria abrir o pendrive em outro computador, algo que eu não tinha no momento às dez da noite. Então pensei: amanhã eu uso outro computador e imprimo a chave... mas não. Pensei novamente: porra, eu sou homem hétero-cis-normativo escroto e opressor, como assim não vou resolver essa merda?


Tentei acessar o .txt espetando o pendrive na TV, no receiver, no microondas e nada... pensei no celular, mas não tinha um adaptador usb-a > usb-c. Nessa hora eu estava quase dando um murro no computador, mas aí lembrei que o dolar tá quase 6 reais.

 

Porra, que saudade do meu maravilhoso openSUSE nessas horas. Porra, Microsoft[3].


Bem, a esperança é a última que morre. Voltei a bootar pelo pendrive para tentar reparar o Windows e nada, já que não tinha acesso a partição. Abri o cmd lá e também nada de acessar o pendrive.


Porra, tinha que ter alguma forma de abrir o file explorer naquela merda, montar uma unidade. Uma empresa que vale 1 trilhão de freedoms faz uma porra dessas? Porra, Microsoft[4].


Comecei a fuçar e vi a a opção de restaurar o sistema usando uma imagem. Pensei: se dá para escolher a imagem, deve dar para escolher o arquivo. Fui no System Image Recovery e recebi uma mensagem de erro de imagem não encontrada nos dispositivos, ou seja, pelo menos acessou o pendrive. Mas nada de explorar.

 

Eis que na opção avançada tinha a opção de instalar drivers para eventualmente reconhecer um drive não suportado nativamente. Finalmente pareceu a porra do file explorer com o pendrive montado. Só tive que ir atrás da chave, clicar com o botão da direita para abrir em vez de selecionar:

 

 

E anotar a porra da chave:



Agora com a chave, voltei na instalação do Windows, abri o command prompt (shift+F10) e descriptografei o disco:

c:\>manage-bde -unlock [drive]: -rp [chave]​

e desligar essa porra:

c:\>manage-bde –off [drive]: 

 

 

Então segui novamente formatando o disco e instalando o Windows. Porra, Microsoft[5], por que não facilita a vida, caralho?


Algo que levaria vinte minutos se tornou quase uma hora. Caralho, mas que raiva. O tempo é o de menos, problema é a incompetência de fazer algo simples.


Moral da história 1:

Use Linux


Moral da história 2:

Vão se foderem.


Moral da história 3:

Se for usar Bitlocker, salve na nuvem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário