21 de agosto de 2021

Não seja uma vítima do PIX


Esses dias fui numa padoca humilde tomar um café enquanto esperava e estava lá, a TV aberta. Datena dizendo que o PIX deveria acabar por causa dos assaltos.

Brasil é bem avançado na área bancária. Aí eu me indagay: o que deu errado?


Hoje em dia qualquer mulambo tem um celular com internet e aplicativos maravilhosos. Inclusive SuaMãe™, que mal sabe usar um microondas com touchscreen. Então seguiu a lei do universo: todo dia acorda um esperto para tirar vantagens um idiota.

Não seria um problema se os idiotas não empacassem a vida dos não-idiotas, tipo essa ideia de acabar ou limitar o PIX. Seria algo do tipo, acabar com os carros porque há muitos assaltos usando carros, ou mortes. Não podemos deixar os idiotas opinarem.


Mas o que deu errado, afinal? Foi botar todos os ovos na sua bunda num cesto.

Simples, quando o cartão de crédito foi lançado algum imbecil falou: "nossa, mas esse cartão é uma chave para acessa teu banco, se alguém te roubar vai poder usá-lo!" Exatamente, é por isso que qualquer pessoa sensata não carregada todos os cartões na carteira para ir na padaria.

Isso vale a mesma coisa para o aplicativo do banco. Tem que ser muito burro para instalar e carregar todos aplicativos de todos os bancos que você tem no teu celular de uso diário.

Eu sei, é tentador ter tudo num dispositivo só. Mas você é um animal racional, ou ao menos deveria ser, e deveria evitar isso.

Não importa o quão seguro é o teu iPhone feito por crianças mágicas na China, nada é 100% seguro e principalmente com acesso físico como é caso de roubo ou sequestro.

Não tem segredo.

Para os demais bancos, corretoras etc., use no teu computador. Eu sei, os bancos estão usando os próprios celulares como tokens, o que é uma bela imbecilidade a nível de autenticação via SMS. O jeito então é ter um celular segundário em casa para isso. Se possível, outra linha só para isso.

PIX é para pequenas compras corriqueiras e pequenas transferências, não para comprar um Macbook na Fast Shop ou compras do mês no Pão de Açúcar. Então configure um limite para isso, deixe só um pouco para os sequestradores não ficarem puto com você e te esculacharem.

Alias, se você tem usado PIX para grandes compras em vez de usar o cartão de crédito que dá milhas, pontos e outras enganações, você está sendo burro.

Não seja aquele idiota que carrega até o Certificado de Alistamento Militar na carteira que parece um Big Mac.


Simples assim

Pare de ser burro e ter tudo no celular que você leva no busão. Senão o Estado vai foder com a vida dos não-burros com limitações para tutelar os burros.

Se você tem um pouco de grana, compre um celular de 500 reais e deixe em casa. Ou espere pelo Windows 11 e veja se vai rolar os aplicativos bancários do Android.


... e não fique moscando na rua

Atualmente os vagabundos estão focando pessoas distraídas usando o celular pois assim consegue ter acesso ao celular já desbloqueado e ter acesso aos aplicativos. Apesar dos aplicativos dos bancos exigirem senhas, a maioria não precisa e pode ser usado em engenharia social, como por exemplo mandar códigos QR para a lista de contados do WhatsApp pedindo dinheiro.

Há relatos de bandidos recuperando a senha do iCloud / Google, acessando contas bancárias etc. Isso é impossível, a não ser que o imbecil anotou a senha em algum lugar aberto, como bloco de notas do próprio celular.

Recentemente meu sogro disse que anota algumas senhas na lista de contatos do celular, porque lá "fica escondido". Aquele filho da p*ta bota senhas na lista de contatos. LISTA DE CONTATOS!!! Meses atrás eu vi o infeliz dando acesso a lista de contatos até para o robô aspirador de pó.

É por isso que você precisa ter um número de celular e email públicos e privados. Sempre vai ter um corno compartilhando teus dados com algum aplicativo obscuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário